Ações contra feminicídio e violência contra a mulher serão realizadas em Cabo Frio

Ações acontecerão na Praça Porto Rocha e na Praça de Aquarius, no segundo distrito

Evento conta com apresentações musicais e exposições na Praça Porto Rocha. Foto: Arquivo Pessoal/ André Abrantes
Evento conta com apresentações musicais e exposições na Praça Porto Rocha. Foto: Arquivo Pessoal/ André Abrantes

Dois protestos contra casos de violência contra a mulher e abusos sexuais serão realizados nesta semana em Cabo Frio. Um quarta-feira (13), na Praça Porto Rocha, no centro, e outro na sexta-feira (15) na Praça de Aquarius, no segundo distrito.

Nesta quarta-feira (13), o ato ‘Mulheres na Luta’ irá reunir mulheres a partir das 15h, na Praça Porto Rocha. A manifestação foi organizada pelas redes sociais, de forma independente, por estudantes das redes pública e particular.

A convocação feita através do Facebook faz menção a um perfil recém-criado no Twitter, que relata inúmeros relatos de abusos e agressões sofridos por mulheres da região. As denúncias são feitas de forma anônima pelas vítimas, e trazem casos principalmente contra homens de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.

Durante a ação, será feito um ato em memória da vereadora Marielle Franco (PSOL), cujo assassinato completa um ano nesta quinta (14).

Já nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio vai promover uma ação para marcar o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e a Violência conta a Mulher. A atividade irá acontecer na Praça de Aquarius, no segundo distrito, a partir das 10h.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é celebrar a data de luta pelos direitos da mulher e conscientizar sobre a necessidade do envolvimento da sociedade na causa.

A programação irá contar com apresentação do Coral do Cras Tamoios; exposição de artesanato; dança de salão com os membros do Clube da Melhor Idade; teatro Kerigma; aferição de pressão e medição de glicose; orientação de segurança pública; orientação jurídica; apresentação de capoeira feminina do Cras Tamoios e roda de conversa. Ao final das atividades ainda acontecerá uma caminhada de conscientização de combate ao feminicídio e a violência contra a mulher.

Nas ações do mês da mulher em Cabo Frio, os organizadores contaram com parcerias da Secretaria Municipal de Saúde, OAB Mulher, Escola Técnica de Aplicação Profissional (Etap), Reação Mulher, Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Grupo de Apoio ao Idoso (Gai) e Associação de Mulheres de Cabo Frio (AMMU).

COMPARTILHAR