Arraial do Cabo e Cabo Frio promovem dia D de Combate ao mosquito Aedes Aegypt

Ações ocorrem nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), em Arraial, e neste sábado (16), em Cabo Frio

Ações ocorrem nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), em Arraial, e neste sábado (16), em Cabo Frio. Foto: Internet/Reprodução
Ações ocorrem nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), em Arraial, e neste sábado (16), em Cabo Frio. Foto: Internet/Reprodução

Arraial do Cano realiza nesta quinta-feira (14) o Dia D de Combate do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Desde as 9h da manhã, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Controle de Vetores, realiza ações na Praça da Independência, para a conscientização da população sobre os cuidados necessários para se evitar a proliferação do mosquito.

Na sexta-feira (15), a atividade acontece nas praças dos distritos de Monte Alto e Figueira, no mesmo horário.

Segundo a Prefeitura, o Departamento de Controle de Vetores conta com agentes que no dia a dia, realizam um trabalho de visitação às casas para aplicação de larvicidas que ajudam na eliminação do mosquito.

Já em Cabo Frio, o Dia D de combate acontece neste sábado (16). As ações de conscientização serão realizadas a partir das 8h, em vários pontos da cidade, no 1º e 2º Distrito.

Segundo a Prefeitura, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Cabo Frio registrou 35 casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sendo 21 de Dengue e 14 de Chikungunya no período de 28 de junho até 13 de agosto do ano passado.

O período do verão é a época em há aumento na proliferação do mosquito, devido à fatores como chuva e calor. Vale lembrar que algumas ações cotidianas ajudam no combate ao Aedes, como não deixar água parada em pneus ou vasos de plantas, manter sempre tonéis e caixas d’água tampadas, entre outros.