Prefeitura de Iguaba Grande e Defesa Civil criam dispositivo de alerta para desastres naturais

O sistema promete emitir sinais que ajudam na segurança da população

O cadastramento é rápido e pode ser feito em menos de 5 minutos, basta enviar o CEP da cidade de preferência para o número 40199. Foto: Divulgação/ PMIG

A Defesa Civil firmou parceria com a Prefeitura de Iguaba Grande para criar um serviço que emite sinais de alerta, nessa quinta-feira (14).

Esse serviço é gratuito e pode ser adquirido por qualquer pessoa. Conta com avisos de ventanias, temporais e mau tempo que são enviados por SMS para que as pessoas se previnam.

O cadastramento é rápido e pode ser feito em menos de 5 minutos, basta enviar o CEP da cidade de preferência para o número 40199.

A Coordenadora da Defesa Civil de Iguaba Grande, Geusa Lopes, ressaltou sobre a participação das pessoas. “Estamos nos meses de anormalidades, e devemos valorizar qualquer benefício que nos é dado, o sistema é um ganho para o nosso município. O sistema de SMS é de extrema importância para os cidadãos e o objetivo é manter a população em alerta visando a segurança e passando informação em tempo real” explicou Geusa.

A Tenente Coronel Silvia Santana do Amaral, conta que dispositivos como este são importantes, pois com os alertas, as pessoas podem evitar danos humanos e materiais em decorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações. “Vidas e bens podem ser salvos levando em consideração que as pessoas sejam avisadas com antecedência sobre a possibilidade de ocorrência de desastres” disse a Tenente.