Com o objetivo de promover o ordenamento turístico e garantir a segurança ambiental das praias da Região dos Lagos, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através do efetivod de guarda-parques e da Superintendência Lagos São João, deflagraram a Operação Carnaval na Laguna de Araruama, nos municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. A iniciativa contou com apoio da 8ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) de Cabo Frio e de guardas ambientais das cidades envolvidas na ação.
As equipes percorreram o Canal do Itajuru e as praias banhadas pela Laguna de Araruama, onde vistoriaram quiosques, condomínios, estacionamentos, estabelecimentos comerciais, o armazenamento de lixo urbano, banheiros químicos utilizados, a vegetação das praias e o controle de acesso a veículos nas praias.
Foram inspecionados 58 quiosques dos municípios abrangidos na ação, dos quais, 16 foram interditados por despejo irregular de esgoto nas praias. Os proprietários foram autuados pela prática ilegal e notificados a se regularizar junto ao órgão ambiental competente.
“A nossa ação teve por objetivo assegurar a proteção da nossa biodiversidade e dos nossos ecossistemas, mostrando que é possível aliar a realização de grandes eventos, como o carnaval, com a preservação do nosso meio ambiente”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Em Araruama, um condomínio foi flagrado e multado por armazenamento de resíduos de poda e da construção civil e lixo urbano nas margens da Laguna de Araruama. Já em São Pedro da Aldeia, dois estacionamentos foram notificados a apresentarem as autorizações ambientais de uso da Faixa Marginal de Proteção (FMP) da laguna.
“Além de coibir práticas irregulares, também realizamos ações de educação ambiental, onde abordamos turistas e moradores para informar sobre a importância da adoção de boas práticas ambientais”, ressaltou o superintendente Regional Lagos São João, Luciano Galdino de Paiva.