Com a chegada do Carnaval, a Prolagos intensificou suas ações para garantir o abastecimento de água nas cidades da Região dos Lagos, que experimentam um aumento significativo de população devido ao turismo. A empresa implementou um sistema de monitoramento em tempo real do fluxo de veículos para ajustar as operações de acordo com a demanda crescente, que pode multiplicar a população local por até 12 vezes, como ocorreu em Arraial do Cabo durante o último Réveillon.
Entre as medidas adotadas estão manutenções preventivas nas estações de tratamento e unidades de bombeamento, além de reforço nos estoques de materiais e produtos essenciais, e ampliação da frota de geradores de energia. Também foram instaladas novas estações de bombeamento e um reservatório móvel para aumentar a pressão na rede de distribuição de água em locais como Tamoios, que, junto com os cerca de 40 reservatórios fixos na região, garante o abastecimento de mais de 53 milhões de litros de água.
A Estação de Tratamento de Água de Araruama operará em sua capacidade máxima, produzindo 1,8 mil litros por segundo para atender a população e os turistas. Para garantir a eficiência do sistema, a Prolagos orienta os moradores a realizarem a manutenção de seus reservatórios, checando instalações hidráulicas e a capacidade de armazenamento de água.
Além disso, as lojas comerciais da Prolagos terão horário especial durante o Carnaval, oferecendo atendimento para dúvidas e serviços, com funcionamento ampliado no sábado de Carnaval e em horários reduzidos na segunda-feira e quarta-feira de Cinzas.


