Nesta quarta-feira (17), completam-se dois anos da morte de José Bonifácio, figura importante da política cabo-friense nas últimas décadas. Aos 78 anos, o ex-prefeito faleceu em 2023, deixando uma trajetória marcada por ideias firmes, decisões de impacto e um estilo administrativo que até hoje divide opiniões, mas permanece como referência no debate público da cidade.
José Bonifácio ocupou o cargo de prefeito de Cabo Frio por três vezes, atravessando diferentes períodos da história política do município. Foi protagonista de momentos de rupturas e ficou conhecido tanto pela austeridade quanto pela firmeza com que defendia suas convicções. Em sua última passagem pelo Executivo, entre 2021 e 2023, teve que lidar com os efeitos da crise financeira, herdou um município endividado e promoveu cortes e reformas administrativas que geraram resistência, mas também apoio entre setores que clamavam por responsabilidade fiscal.
Entre seus últimos feitos expressivos está a reabertura da Fazenda Campos Novos, um dos mais importantes marcos históricos da cidade. Em 2021, Bonifácio iniciou o processo de restauração do espaço e anunciou um convênio com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para recuperar a sede da fazenda, símbolo do passado colonial da região. A iniciativa uniu preservação do patrimônio, estímulo à pesquisa e valorização da identidade local.
A influência de Bonifácio ultrapassou os limites administrativos e alcançou a formação de lideranças políticas em toda a Região dos Lagos. Um dos nomes que conviveu de perto com o ex-prefeito foi Mirinho Braga, que atuou como seu chefe de gabinete e também governou o município vizinho de Armação dos Búzios. “Zé foi aquela figura que sabia como ninguém preencher os cargos que ocupava. Gestor responsável, político habilidoso, com faro apurado para discernir o bem do mal. É indiscutível a importância de Zé no cenário político da nossa região. Seu modo de fazer política marcou várias gerações e se transformou em sinônimo de lealdade, ética e profundo cuidado com a coisa pública”, destacou Mirinho. “Tenho muito orgulho em dizer que o gestor José Bonifácio foi minha escola na administração pública.”
Político de carreira, com passagens pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Bonifácio era conhecido pela defesa de uma boa gestão dos recursos públicos e pelo olhar estratégico sobre o desenvolvimento urbano.

