Cabo Frio reforça alerta a profissionais de saúde para possíveis casos de intoxicação por metanol

Comunicado orienta unidades a notificarem imediatamente suspeitas, apesar de não haver registros no município

Comunicado orienta unidades a notificarem imediatamente suspeitas, apesar de não haver registros no município

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio enviou um comunicado a todas as unidades municipais orientando os profissionais de saúde a relatarem imediatamente casos suspeitos de intoxicação por metanol. Embora não haja registros no município até o momento, a medida cumpre determinação do Ministério da Saúde, que reforçou a necessidade de estados e municípios notificarem rapidamente qualquer suspeita desse tipo de ocorrência.

Segundo dados atualizados, o país contabiliza 22 casos notificados de possível intoxicação por metanol: sete confirmados, 15 em investigação, quatro descartados e um óbito confirmado — outros quatro estão em análise. Todos os casos até agora ocorreram no estado de São Paulo.

“Orientamos toda nossa equipe sobre como proceder em casos suspeitos e estamos atentos aos procedimentos indicados pelo Ministério. Neste momento, a informação precisa e urgente é primordial”, afirmou a secretária de Saúde, Beatriz Trindade.

O comunicado do Ministério da Saúde detalha as condutas que devem ser adotadas pelos serviços de saúde: definição e identificação de casos, aspectos clínicos, encaminhamentos diante de suspeitas ou confirmações e protocolos de vigilância e notificação.

Um caso passa a ser classificado como suspeito quando, entre 12 e 24 horas após o consumo de bebida alcoólica, o paciente apresenta ou mantém sintomas como sensação prolongada de embriaguez, desconforto estomacal e distúrbios visuais.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads