Direto da Fonte | Alunos da rede municipal de Arraial do Cabo terão bolsa mensal a partir de 2026

Novo programa educacional prevê incentivo financeiro para estimular frequência e combater evasão escolar

Novo programa educacional prevê incentivo financeiro para estimular frequência e combater evasão escolar. Foto: Reprodução/ Internet

A educação pública de Arraial do Cabo vai ganhar um reforço inédito no próximo ano. O prefeito Marcelo Magno (PL) anunciou nesta terça-feira (21) que sancionou a lei que institui o Programa de Incentivo Financeiro Educacional à Permanência Escolar (PIPE), que vai conceder R$ 150 por mês a cada aluno da rede municipal, de março a dezembro, e um bônus de R$ 500 para os estudantes aprovados ao fim do ano letivo.

Segundo o gestor, o benefício será destinado a todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. E o objetivo é combater a evasão escolar, além de estimular a frequência, valorizar o esforço dos estudantes e a participação das famílias na rotina educacional.

Para receber o incentivo, os estudantes deverão cumprir metas, como frequência mínima de 75%, média igual ou superior a 5,0 e participação dos responsáveis em pelo menos 60% das reuniões pedagógicas.

O projeto, que tem sido visto como uma grande oportunidade para a população, foi elogiado por membros dos governos executivo e legislativo cabista. O presidente da Câmara, Diego Bastos, esteve ao lado do prefeito durante o anúncio e afirmou que o programa recebeu aprovação unânime dos vereadores. “É uma política pública voltada à comunidade escolar, que pensa no presente e no futuro”, ressaltou Diego.

Segundo o secretário de Educação, Bernardo Alcantara, o PIPE será importante para promover a correção de distorções de idade-série e reforçar a parceria entre escolas e famílias cabistas. E o vice-prefeito Diego Silveira lembrou que os valores movimentarão a economia local, já que os recursos devem ser usados no comércio cabista. 

Para o vice-prefeito, o programa também será importante “para trazer desenvolvimento, mais renda e mais emprego para a nossa população”.  O benefício passa a valer a partir de março de 2026.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare