Abertura do ‘Desafio Solar Brasil’ acontece nesta terça em Búzios

Evento reúne estudantes da rede pública de vários estados do país para competição de barcos elétricos movidos à energia solar

Abertura do ‘Desafio Solar Brasil’ acontece nesta terça em Búzios
Abertura do ‘Desafio Solar Brasil’ acontece nesta terça em Búzios. Foto: Reprodução/ Sindisol

A Praça Santos Dumont, em Búzios, recebe nesta terça-feira (11) a abertura do “Desafio Solar Brasil 2018”. O evento reúne estudantes da rede pública de vários estados do país para uma competição de barcos elétricos movidos à energia solar. A disputa une esporte, educação e inovação entre os dias 12 e 13 de setembro. O evento também vai oferecer oficinas na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro e no Colégio Municipal Paulo Freire.

Segundo a organização, o objetivo da disputa é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.

O projeto bota em prática todo o conhecimento dos estudantes adquirido nas salas de aula em uma competição que tem como foco a educação pelo trabalho. Com isso a competição não se torna uma simples corrida de barco e sim uma prova prática de conhecimentos em física, matemática, química, administração, náutica, comunicação e empreendedorismo.

A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas a energia solar.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Prefeitura de Búzios.