HomeArmação dos BúziosAção conjunta pretende criar bairro ecológico em Búzios

Ação conjunta pretende criar bairro ecológico em Búzios

Iniciativa acontece com o apoio do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC) e Hotel Apa Pau Brasil

-

Uma ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), com apoio do Hotel Apa Pau Brasil, busca colaborar na criação do primeiro bairro ecológico do município. O local é a Praia das Caravelas, no coração da APA do Pau Brasil, em Búzios. O empreendimento e a associação estão entre as personalidades jurídicas mais antigas da cidade e são membros ativos dos conselhos da APA do Pau Brasil e do PECS, inclusive, são pioneiros na descoberta desta árvore símbolo do país, participando ativamente na criação da própria APA.

A localidade conta com uma das poucas Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso (ETERS) com reutilização de água tratada do interior fluminense e a primeira da região. A ETERS fica localizada na Praia das Caravelas, onde funciona o empreendimento voltado para o turismo ecológico, de mesmo nome, implantado em 1980, que é composto por três residenciais e o hotel, formando uma comunidade de cerca de 70 casas, todos ligados a estação de tratamento, em busca constante de adequação a uma ocupação e cotidiano sustentável nesta localidade entre o mar, a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).

Essa união permite que a ETE, criada em 1988 pelo empreendimento, e que foi sendo adequada ao longo dos anos para atender com mais rigor as exigências ambientais, em 2019, passasse a servir também como produtora de água de reuso, a ETERS. Com essa água é realizada a recuperação e manutenção de uma lagoa que estava ameaçada devido às mudanças climáticas e ainda é usada para rega de jardins, hortas e limpeza das estruturas locais, o que garante que não haja despejo de esgoto de qualquer natureza no mar.

O resultado dos investimentos é tanto que já foi declarado que a Praia das Caravelas é a que mais tem chances de receber o selo Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade das praias, e que aponta a direção para uma tendência a ser seguida em outras localidades da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Uma das características para obtenção deste selo é a infraestrutura que conta com a inciativa do Hotel Ecopraia, que facilita o salão do clube de praia, construído em 1990 em terreno particular do condomínio, para tarefas ecológicas educativas em conjunto com o IEBMA. O salão, além de oferecer os banheiros, fundamentais para a atividade social da comunidade, atendem a uma das exigências para o Bandeira Azul.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: