Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Superintendência Regional Lagos São João (Suplaj), realizou uma operação para desmobilizar a ação de caçadores ilegais em Iguaba Grande, na Região dos Lagos, na nesta quinta-feira (16). A equipe de fiscalização encontrou um acampamento dentro do território da Área de Proteção Ambiental Estadual da Serra da Sapiatiba com uma espingarda, facas, gaiolas e animais mortos.
“Estamos vigilantes e de prontidão para agir em qualquer situação que ameace os patrimônios ambientais e a biodiversidade fluminense. A caça ilegal é um grande problema que influencia diretamente o equilíbrio ecossistêmico das nossas áreas protegidas”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.
As notificações de crimes ambientais podem ser feitas por toda a população pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), (21) 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, no qual é possível anexar fotos e vídeos com a garantia do anonimato.