Ação social em Tamoios marca a abertura da 3ª Semana Sebastião Lan

O evento tem o objetivo de movimentar a área rural e relembrar a figura histórica do ruralista

0
40
O evento tem o objetivo de movimentar a área rural e relembrar a figura histórica do ruralista. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cabo Frio

Até a próxima sexta-feira (30), Cabo Frio vai sediar a 3ª Semana Sebastião Lan. O evento promovido pela Prefeitura tem o objetivo de movimentar a área rural e relembrar a figura histórica do ruralista, precursor dos direitos do trabalhador rural na cidade. Pela manhã, a programação foi iniciada com uma ação social em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Estrada da Integração, próximo à Fazenda Campos Novos. 

Marcando a abertura do evento, foram oferecidos serviços como aferição de pressão, medição de glicose, corte de cabelo, design de sobrancelhas, consulta jurídica e consultoria contábil e arrecadação de alimentos e agasalhos, além do Projeto Empoderada com ação Desapego Solidário, em atendimento a famílias com necessidade de roupas, calçados, cobertores e utensílios. Os serviços de saúde foram realizados por alunos do Centro de Especialização e Aprovação da Região dos Lagos – Cesap Lagos. Em parceria com uma empresa privada, a Prefeitura de Cabo Frio, está disponibilizando ainda internet gratuita em todo o espaço do Shopping Rural e do Sindicato. 

“Fizemos uma parceria com uma empresa privada que instalou internet em todo o espaço do Shopping Rural e também no Sindicato. Esse evento tão importante lembra a figura do Sebastião Lan, nome ruralista tão importante na cidade e no Brasil. Estamos unindo a raiz rural e o acesso à internet, com conectividade”, disse o secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha.

Todas as atividades da Semana Sebastião Lan serão na área rural do município, em Tamoios, nas formas on-line e presencial. Ainda no primeiro dia do evento, até às 22h, na sede do Sindicato, acontece a abertura do Shopping Rural Elícia Ramos com feira agrícola, feira de artesanato, 1° Concurso Gastronômico do Shopping Rural, ornamentação de Festa Julina, pau de sebo, fogueira de São João, quadrilha Julina, música ao vivo com Dedé Carvalho e Trio Baiano, e ainda arrecadação de alimentos e agasalhos.

Confira a programação do fim de semana

No dia 25 está programada mais uma edição da Feira do Produtor com as demais ações culturais, das 10 às 17h. As novidades ficarão por conta da apresentação do Manifesto Cultural Griot, passeio de pônei, feira do livro e circuito esportivo para crianças.

Quem foi Sebastião Lan

Sebastião Lan foi um ruralista precursor dos direitos do trabalhador rural em Cabo Frio. Chegou na cidade em 1968 e iniciou a luta pela regularização fundiária no bairro Campos Novos, local que passava por sérios conflitos entre grileiros e lavradores. Ele organizou a reabertura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que havia sido fechado pelos militares, e se tornou presidente do movimento.

Quatro meses depois de ter assumido a presidência do sindicato, no dia 6 de junho de 1988, véspera de sua ida a Brasília, onde entregaria um importante relatório ao Ministro da Reforma Agrária, Sebastião Lan sofreu um atentado na Rodovia Amaral Peixoto, levando seis tiros. Morreu cinco dias depois, aos 46 anos de idade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here