Início Cabo Frio Ações preventivas às DST’s são intensificadas em unidades de saúde de Cabo...

Ações preventivas às DST’s são intensificadas em unidades de saúde de Cabo Frio no pré-Carnaval

Dia 21 a iniciativa acontece na UBS de Unamar e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios, e no dia 28, no Hospital Dia e na Praça de São Cristóvão

-

O clima de folia que antecede o Carnaval será acompanhado de ações de promoção à saúde em Cabo Frio. A primeira iniciativa acontece na quinta, dia 21, na UBS de Unamar e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios, das 9h30 às 15h. No dia 28, a ação será no Hospital Dia, das 8h às 17h, e na Praça de São Cristóvão, das 8h às 16h. Todas as atividades vão abordar a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

“Nosso objetivo é orientar a população em geral quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce. Mais importante do que tratar é não adoecer, mas quando tratamos diminuímos o risco de transmissão e a prevenção ainda é o melhor remédio”, explicou a médica infectologista Aparecida Castorina Monteiro, coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais de Cabo Frio.

A ação é realizada pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS/Hepatites Virais em conjunto com a rede de Atenção Básica de Tamoios e do primeiro distrito. No dia 21 serão oferecidas orientações sobre IST, sobre a importância do preservativo nas relações sexuais, além da realização de Teste Rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C acompanhado de aconselhamento pré e pós-teste.

Vale citar que em 2016, o Ministério da Saúde registrou um aumento de 27,9% nos casos de sífilis, que é uma infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor.

As pessoas que apresentarem resultado positivo nos testes para HIV e sífilis já receberão logo agendamento para a realização de exames complementares e os casos de hepatite B e C serão encaminhados para o ambulatório do PAM de São Cristóvão para tratamento com a hepatologista do programa. Na quinta-feira seguinte, dia 28, as mesmas atividades serão realizadas no Hospital Dia, das 8h às 17h, e na Praça de São Cristóvão das 8h às 16h.

Vale destacar que do dia 01 ao dia 10 de março a Rodoviária Alexis Novelino, principal porta de entrada da cidade, terá ponto fixo de distribuição de preservativo e de gel, que funcionará 24h.

O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone da unidade é (22) 2645-3481.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta