HomeCabo FrioAgentes municipais de Cabo Frio recebem capacitação da Petrobras para prevenção de...

Agentes municipais de Cabo Frio recebem capacitação da Petrobras para prevenção de acidentes

O treinamento parte de um acordo firmado após o vazamento de óleo, ocorrido na Bacia de Campos.

-

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente, da Guarda Marítima e Ambiental e da Defesa Civil, além de pescadores de Cabo Frio, começaram na manhã desta segunda-feira (23), a capacitação ministrada pela Petrobras para prevenção de acidentes e ações emergenciais em caso de vazamento de óleo no mar.

O treinamento parte do acordo firmado entre a estatal e os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, após o vazamento de óleo, ocorrido no Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos.

A medida ficou definida após uma reunião com o Ministério Público Federal que determinou que a empresa capacitasse os agentes dos municípios, além de doar uma embarcação de cinco metros de comprimento, com capacidade para cinco pessoas e com motor de popa de 50 HPs, e equipamentos necessários para a contenção de vazamentos, com objetivo de promover uma ação imediata em casos de vazamentos de óleo.

A estatal doará ainda as redes de contenção de manchas de óleo, mantas para a retirada do óleo da água e da areia e, por fim, o apoio técnico para elaboração de planos municipais de resposta a emergências.

As cidades de Arraial do Cabo e Búzios, também atingidas pelo vazamento, participam da capacitação e receberão doações dos mesmos equipamentos.

“É um grande avanço para Cabo Frio principalmente porque estaremos recebendo esses equipamentos e, muito em breve, poderemos ter pessoas capacitadas para dar uma pronta resposta a qualquer caso de vazamento que atinja nossa costa”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

A parte prática da capacitação será ministrada amanhã (24), na Praia dos Anjos em Arraial do Cabo, mesmo local que será da simulação de vazamento, que acontece na próxima quinta-feira (26), com a participação de todos os envolvidos.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: