A comissão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) fará nessa quarta-feira (24), a primeira sessão para tratar da denúncia e pedido de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC). A reunião não terá transmissão pública e não foi apresentada justificativa para essa medida.
Oficialmente chamada de Comissão Especial Processante, a reunião virtual do grupo será transmitida por um aplicativo e está marcada para às 13h30. Um link será enviado aos 25 parlamentares que integram a comissão, para que possam acompanhar a reunião.
Em etapa protocolar, o governador Witzel foi citado, oficialmente, nessa terça-feira (23) sobre o impeachment. O procedimento foi recebido pelo advogado de defesa do governador, Manoel Peixinho, que a partir desta quarta-feira (24) terá dez sessões da Alerj para apresentar argumentos que derrubem a denúncia.
Comissão Especial
No dia 15 deste mês, foram definidos os nomes dos 25 deputados da comissão especial responsáveis pela análise da denúncia contra o governador.
Agora que a defesa de Witzel recebeu uma cópia do documento, o governador terá um prazo de até dez sessões da Alerj para apresentar a defesa no processo.
Após a apresentação da defesa, a comissão terá cinco sessões para apresentar um parecer final sobre a questão. Caso a defesa não se manifeste até a conclusão das dez sessões, de qualquer forma um parecer deverá ser emitido.