Início Cabo Frio Alerj vota criação do Monumento Natural das Dunas do Peró, em Cabo...

Alerj vota criação do Monumento Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio

Projeto de lei de autoria do deputado Carlos Minc, será votado nessa quinta-feira (04)

-

O Monumento Natural Estadual das Dunas do Peró pode ser criado nos limites da Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, no município de Cabo Frio. É o que determina o projeto de lei 3.855/21, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nessa quinta-feira (04), em discussão única. O texto recebeu 13 emendas que ainda podem alterá-lo.

Segundo a medida, o monumento natural será composto das dunas do Peró, da vegetação de restinga e brejo adjacente, dos sambaquis e dos mais de quatro mil metros de praia em estado primitivo da região. O monumento conta com uma área de 457,85 hectares.

A medida determina ainda que seja criado um plano de manejo para a região, com a definição das atividades de turismo e infraestrutura de serviços. A proposta proíbe a criação de parques eólicos ou solares na região, bem como a extração de areia. Já a coleta de plantas e animais será permitida somente para utilização em projetos de revegetação de áreas protegidas.

O plano de manejo do monumento natural, a ser desenvolvido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deverá ficar pronto no prazo de três anos após a publicação da medida em Diário Oficial. O Inea poderá estabelecer parcerias com a prefeitura de Cabo Frio, instituições de ensino e pesquisa, empresas, organizações privadas e não governamentais. O Inea também celebrará, com atuais proprietários do limite do monumento natural, um termo de compromisso contendo os direitos e deveres de ambas as partes.

“O Campo de Dunas do Peró é uma das principais concentrações de dunas da região sudeste do Brasil e configura uma atração natural e cultural de beleza ímpar e importância excepcional para o turismo e a recreação, além de abrigar uma fauna de flora de grande relevância. A presente proposta converte o Campo de Dunas do Peró e um trecho da praia do Peró adjacente a este em Monumento Natural Estadual, como forma de assegurar sua proteção e uso turístico sustentável. É importante ressaltar que a delimitação do Monumento Natural das Dunas do Peró foi balizada por estudo técnico”, afirmou Minc.

Rate this post
- Advertisment -

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: