Início Destaque Após vídeo, prefeitura de Iguaba e Prolagos se pronunciam sobre esgoto na...

Após vídeo, prefeitura de Iguaba e Prolagos se pronunciam sobre esgoto na Lagoa de Araruama

Imagens registradas por um morador mostra esgoto sendo despejado na Lagoa neste domingo (11). Caso ganhou grande repercussão nas redes sociais

-

Um vídeo registrado por um morador de Iguaba Grande mostrou o despejo de grande quantidade de esgoto na Lagoa de Araruama e gerou indignação nas redes sociais. O relato foi publicado neste domingo (11) e teve mais de 59 mil visualizações. Diante do fato, a Prefeitura se pronunciou através de nota e alegou que a responsabilidade do caso seria da Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento na região. A Prolagos, no entanto, afirma que nesses casos o esgoto está diluído com as águas da chuva.

Segundo o homem que gravou as imagens, a situação é recorrente. “Um cheiro horrível, insuportável. Isso tem se repetido por diversas vezes. Está na hora de tomarmos uma providência”, relatou o morador no vídeo.

A Prefeitura de Iguaba explica que a água mostrada no vídeo seria proveniente do Rio Salgado, que possui comportas que são abertas em dias de chuvas intensas para evitar inundações. Ainda de acordo com a nota, o órgão diz estar ciente de que o modelo não é o melhor, porém foi eleito e aprovado no ano de 2002.

Segundo a Prefeitura, um requerimento de obras no sistema coletor do local foi expedido pelo órgão junto a concessionária no dia 31 de janeiro deste ano para ser incluída no próximo aditivo ao Contrato de Concessão.

Já a Prolagos informou que o Rio Salgado possui comportas automáticas no sistema de coletas de esgoto chamado “tempo seco”, que são abertas quando o nível da água chega a um ponto pré-estabelecido junto a Prefeitura, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, ONG’s e órgãos ambientais. E que quando isso acontece, o esgoto já está diluído em água da chuva.

Segundo a Concessionária, o sistema em vigor foi adotado visando a recuperação da Lagoa de Araruama e têm obtido resultados positivos nos últimos anos. Porém, ressalta a importância da manutenção nas redes de drenagem (coleta de água da chuva), que é do município, que deve realizar fiscalizações de ligações clandestinas de esgoto e limpezas constantes para que o material nesse sistema não seja despejado na lagoa.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta