HomeDestaqueAraruama apresenta maior índice de furto de energia na Região dos Lagos...

Araruama apresenta maior índice de furto de energia na Região dos Lagos após balanço realizado pela Enel

Maricá e Cabo Frio completam o ranking das três cidades com maior incidência deste tipo de irregularidade

-

A Enel Distribuição Rio acaba de fechar o ranking dos municípios atendidos pela distribuidora na Região dos Lagos com os maiores índices de furto de energia no primeiro semestre de 2020. Araruama lidera a lista, com índice de 28% de furto de energia. De toda energia distribuída pela companhia na cidade, quase 30% é perdida – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”.

Maricá vem na sequência, com índice de 23%, e Cabo Frio ocupa a terceira posição, com 22%. De acordo com a Enel, a empresa irá intensificar ainda mais o combate ao furto de energia no segundo semestre, realizando inspeções constantes e operações conjuntas com a Polícia Civil e Militar para coibir a fraude, que também causa riscos de segurança e prejudica a qualidade do fornecimento de energia para todos.

Furtar energia é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Além disso, a prática põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.

De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 64 operações em parceria com a Polícia Civil em 23 cidades da área de concessão da companhia.

Além de prejudicar a qualidade do fornecimento do serviço, os “gatos” impactam também o valor da tarifa de energia, já que a agência reguladora do setor elétrico (Aneel) leva em conta as perdas de cada distribuidora para calcular a tarifa de cada empresa. Dessa forma, como os custos de distribuição de energia são divididos entre todos os clientes, todos pagam pelo furto.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: