Início Armação dos Búzios Área de Proteção Ambiental do Mangue de Pedras é criada em Búzios

Área de Proteção Ambiental do Mangue de Pedras é criada em Búzios

APA foi criada com o objetivo de preservar remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas

-

Foi publicada nesta sexta-feira (9) no Boletim Oficial a criação da Área de Proteção Ambiental Mangue de Pedras (APA Mangue de Pedras). A área da APA Mangue de Pedras é de 75 hectares e engloba a Ponta do Pai Vitório e a Praia da Gorda de Búzios, com uma formação geológica que compõe um dos três exemplares existentes no mundo.

Segundo a Prefeitura, a decisão de transformar o local em Área de Proteção Ambiental foi o aspecto sustentável desta unidade de conservação previsto no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, além da preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas, bem como recuperar as áreas degradadas existentes.

O objetivo da criação também é manter as populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; preservar restingas, florestas atlânticas, vegetação xerofítica, cordões arenosos, costões rochosos, formações geológicas notáveis e sítios arqueológicos contidos em seus limites.

A instituição desta APA é uma reivindicação da população local formada por remanescentes de quilombolas e ambientalistas da cidade. Serão realizadas atividades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, além de possibilitar o desenvolvimento do turismo ecológico no interior da APA.

Todas as atividades econômicas sustentáveis só poderão ser iniciadas após a criação do plano de manejo participativo, mediante a criação do Conselho Gestor.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta