HomeArmação dos BúziosArquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, fará palestra em fórum de Direito...

Arquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, fará palestra em fórum de Direito Imobiliário em Búzios

O evento é uma realização da OAB Búzios e acontece nos dias 16 e 17 deste mês, no Geribá Tênis Park

-

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Búzios, junto com a ABAMI (Associação Brasileira Advogados Mercado Imobiliário), vai realizar nesta sexta-feira (16) e neste sábado (17), no Geribá Tênis Park, bairro Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, um fórum sobre Direito Imobiliário e um dos palestrantes é o arquiteto e urbanista Octavio Raja Gabaglia.

O arquiteto, natural do Rio de Janeiro, mora em Búzios desde a década de 1960, foi secretário de Desenvolvimento Urbano por mais de uma vez no município. Otavinho, como também é conhecido, projetou e executou diversas intervenções urbanísticas, é autor da lei que fixa a escala das construções em Búzios em apenas dois andares, tem casas assinadas em diferentes cidades dentro e fora do país, e é considerado o criador do chamado “Estilo Búzios”, uma reinvenção do estilo colonial; só que moderno, minimalista e sofisticado.

O evento pretende discutir mais à fundo os principais temas e sobre o Direito Imobiliário da atualidade e sua aplicação no município de Búzios, levando em conta as particularidades locais, e os principais desafios. Otavinho, que tratará do tema ‘Plano Diretor’, comenta sobre a importância de um encontro como esse para a região, já que, como afirma, reúne nomes de grande importância no segmento. 

“Essa discussão me empolga, porque a questão imobiliária envolve todo o desenvolvimento da cidade para um futuro que já foi planejado. Acredito que o que mais tenho a oferecer é minha vivencia de anos aqui sendo trabalhando e também brigando por ela. Pretendo falar no evento de acordo com as demandas de perguntas que forem chegando, e estou muito animado em participar”, afirma.

Octavio, que dividirá a mesa, no dia 17, às 11h, com o advogado Marcelo Paraguassu (ABAMI), e a também arquiteta e urbanista, Marlene Etrich, que coordenou os últimos ajustes da proposta, promovidos pela equipe interna da Prefeitura de Búzios, para a reformulação do Plano Diretor, em 2005, liderada por Otavinho.

Octavio afirma que é muito importante para ele estar na mesma mesa que Marlene, e lembra que os dois urbanistas concordam que “o Plano Diretor vigente em Búzios é resultado de um longo e intenso processo participativo vivenciado pela sociedade civil buziana, iniciado na emancipação do município, quando se debatia um planejamento estratégico para seu desenvolvimento. Mas que agora precisa ser naturalmente readequado, levado em conta diversos fatores à passagem do tempo, sem ferir a identidade local”.

O Geribá Tênis Park fica localizado na Rua Pargos (antiga Rua das Casuarinas, Rua Bosque de Geribá) nº 100. A taxa de inscrição para participar é de R$ 25,00, e pode ser solicitada via WhatsApp através do número: (22) 999195562 ou pelo e-mail:por mai [email protected]

Programação completa

16/09 – sexta-feira

14h – Abertura / Credenciamento

15h – 1° Mesa

Reurb – Dr. Daniel Gonçalves Azevedo e Dra. Vanessa Bhering

Usucapião Extrajudicial – Dr. Osmar Barbosa (Presidente da OAB Búzios)

16h – 2° Mesa

Multipropriedade*

17h – 3° Mesa

Questões Registrais da Multipropriedade e Usucapião Extrajudicial

Dra. Cristina Loureiro (Oficial Substituta), Dra. Erika Valle (Vice-presidente da OAB Búzios) e Dr. Marcelo Paraguassu (Associado da ABAMI)

17/09 – sábado

10h – 1° Mesa

Adjudicação Extrajudicial

Dr. Osmar Barbosa (Presidente da OAB Búzios) e ABAMI

11h – 2° Mesa

Plano Diretor/ Luos

Dra. Marlene Etrich e Octávio Raja Gabaglia (Arquitetos e Urbanistas) e Dr. Marcelo Paraguassu (Associado ABAMI)

12h – 3° Mesa

Holding Familiar

Dra. Alessandra Avila e Dr. Paulo Vilhena

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: