Associações de moradores da Região dos Lagos participam de campanha de coleta de óleo de cozinha usado

‘Gincana De Olho no Óleo’, promovida pela Prolagos, mobiliza lideranças comunitárias para disseminar importância do descarte correto do resíduo

0
76

Com o objetivo de mobilizar os bairros por meio das lideranças comunitárias e disseminar a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado, que quando despejado na rede pública de esgoto pode causar sérios transtornos, a Prolagos deu início, nesta semana, à ‘Gincana de Olho no Óleo’ entre as associações de moradores dos municípios da área de concessão. A iniciativa foi lançada durante edição on-line do encontro do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e lideranças comunitárias. A entidade que até o dia 15 de julho coletar a maior quantidade de óleo de cozinha usado, ganhará 200 detergentes de 500 ml e R$ 600,00 que serão revertidos em compras de materiais para a comunidade.

As associações que quiserem participar devem assinar um documento de adesão. A gincana é um desdobramento da campanha de conscientização ‘De Olho no Óleo’, que tem foco em orientar a população a fazer o descarte adequado do resíduo. “Nossa intenção é mobilizar as comunidades para promovermos a consciência ambiental nos moradores para que todos entendam a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado, que pode prejudicar o meio ambiente e quando despejado na pia, pode causar entupimento da tubulação da residência, e no caso da rede de drenagem, ao ser misturado com areia ou outros resíduos sólidos, é formada uma espécie de concreto, causando obstruções que podem provocar alagamentos em períodos de chuva”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.

O recolhimento das garrafas pet com óleo de cozinha usado será realizado nas associações de moradores, no término da gincana, quando será feita a contabilização do material arrecadado. Em seguida, os itens serão encaminhados para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta.

“Já participamos nos anos anteriores e neste ano não será diferente. Iremos mobilizar a comunidade para doar e ajudar nesse trabalho que conscientização que a concessionária faz anualmente”, relata Marta da Silva, representante do bairro Caminho de Búzios, em Cabo Frio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here