Início Cabo Frio Audiência Pública discute possível demolição do galpão de sal, em Cabo Frio

Audiência Pública discute possível demolição do galpão de sal, em Cabo Frio

Debate ocorreu nesta terça-feira (26), na Câmara dos Vereadores

-

Uma audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores de Cabo Frio, nessa terça-feira (26), discutiu o futuro do antigo galpão de sal, localizado na Avenida Almirante Barroso, no bairro da Passagem.

A audiência reuniu favoráveis e contrários à demolição de partes do imóvel. A demolição foi pedida pelo proprietário Luiz Fernando Xavier da Silveira, através da abertura de um processo em junho de 2018.

O historiador João Christovão defendeu a importância da preservação do galpão. “Entendo que é um patrimônio extremamente importante para a história da cidade. Não se trata apenas de um CEP, mas de todo um entorno, uma questão cultural ligada ao cais do porto.”

O representante do proprietário do imóvel, o arquiteto Manoel Vieira, argumentou à favor da medida. “Não demolir após todas as licenças, inclusive uma da Prefeitura, em 2011, vai trazer uma insegurança jurídica muito grande. Eu temo que depois disso não haja mais interessados em comprar terrenos na cidade.”

O galpão de sal é a única construção que restou do antigo conjunto arquitetônico da cidade, tendo grande valor histórico. Os outros imóveis da época da economia de exportação de sal da Região foram demolidos com o tempo.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta