Início Cabo Frio Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Cultura de Cabo Frio acontece...

Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Cultura de Cabo Frio acontece nesta sexta

Debate entre governo e representantes de segmentos artísticos da cidade acontece no auditório da prefeitura

-

Está marcada para as 10h desta sexta-feira (23), no auditório da prefeitura, a audiência pública convocada pela Câmara dos Vereadores de Cabo Frio para debater o Plano Municipal de Cultura de Cabo Frio. Quando concluído, o documento vai nortear as políticas públicas do setor até 2027.

Representantes do segmento artístico municipal, de movimentos e coletivos culturais e a sociedade em geral foram chamados para a reunião, que deve ser polêmica, por causa das divergências na forma que o plano está sendo elaborado.  Os problemas começaram depois que o vereador Miguel Alencar (PPS), relator do Plano na Câmara, decidiu arquivar o documento feito durante boa parte da gestão do ex-secretário de Cultura José Facury Heluy, ainda na gestão do ex-prefeito Alair Corrêa. Na época, Miguel alegou que o plano estava “desatualizado” e “fora da realidade financeira do município”.

Posteriormente, durante as discussões para o novo plano, as rusgas aconteceram por causa de discordâncias entre parte do segmento cultural com o atual secretário Ricardo Machado. Alguns dos artistas chegaram a acusar Machado de agir de forma autoritária durante as reuniões do Conselho de Cultura que discutia o assunto. Deste modo, a expectativa é que muitas entidades e ativistas culturais peçam a palavra para criticar e fazer sugestões. Pelo menos, essa é a expectativa do vereador Miguel Alencar, que teve a iniciativa de convocar a audiência.

“Vamos recolher propostas e ouvir mais o segmento cultural para entender se o plano apresentado por essa gestão é o plano que todo o segmento cultural deseja. Se não for, vamos pegar as sugestões e fazer as alterações necessárias em forma de emenda nessa Casa. Acho que é o melhor caminho. Fui criado e participo do movimento cultural e sei que é bem difícil, mas acho a gente precisa buscar uma união, não importando lados políticos”, disse Miguel, já prevendo muito discussão.

Segundo o site da Câmara, na audiência pública as contribuições e ou pedidos de esclarecimentos poderão ser feitos por todos que registrarem sua presença com a devida identificação. O horário limite para inscrição é 11 horas. Quem chegar após o encerramento do registro de presença e identificação poderá participar apenas como ouvinte, sem direito a fala ou perguntas.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta