HomeDestaqueAvança obra do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de...

Avança obra do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama

Trecho de 1km de rede já foi implantado em Iguaba Grande e a previsão é que a construção em Ubás seja concluída em novembro

-

A obra de conclusão do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama, iniciada no bairro de Ubás, em Iguaba Grande, está em fase avançada de execução. No local já foi implantado todo o trecho de um quilômetro de rede que receberá o esgoto que sai dos imóveis iguabenses, saindo da rua Manacás em direção ao BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária) da cidade, sendo interligado ao trecho que já está em operação. No local também estão sendo construídas uma caixa de captação em tempo seco, que vai interceptar os resíduos e impedir que eles sigam para a laguna; e uma estação elevatória, que irá bombear o material coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.

A previsão é que até novembro o trecho seja concluído, reforçando a proteção da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. Quem tira o sustento da laguna acredita que a obra vai impulsionar ainda mais o movimento de moradores e turistas.

“A cidade é pequena e depende do turismo. A laguna é o nosso principal cartão postal. Com a água com boa balneabilidade, os moradores passarão a frequentar ainda mais a praia, mais visitantes virão para o município e a economia local vai ficar mais fortalecida”, pontua a atendente de um quiosque, Michele da Silva.

Já na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, do portão da sua casa, José Ricardo dos Santos acompanha o andamento da implantação da rede separativa de esgoto na rua onde mora, cheio de expectativas.

“Com certeza a obra vai trazer muitos benefícios para a população e para o meio ambiente. Essa era uma demanda antiga dos moradores e esperamos que ajude na recuperação da nossa lagoa”, ressalta o morador.

No bairro, além da instalação do cinturão, também estão sendo implantados cerca de três quilômetros de rede separativa de esgoto, que irá atuar em complemento ao Coleta em Tempo Seco, atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, beneficiando mais de 1.400 pessoas. A ação começou nas ruas do entorno da Praça Oswaldo Cruz, com 105 metros de tubulação assentados.

“Esse é um dos principais cartões-postais da Região dos Lagos, um verdadeiro patrimônio ambiental e fonte de renda para comerciantes e pescadores, por isso estamos empenhados em contribuir para a melhoria definitiva da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, em todos os trechos da nossa área de concessão”, ressalta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Com investimento de R$50 milhões, até 2024, obra também se estenderá aos bairros Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia; e Vila Industrial, em Arraial do Cabo; concluindo a faixa de proteção da laguna. A construção irá se somar aos 38 km de cinturão já implantados na área de concessão da companhia.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: