Início Destaque Bancos em São Pedro da Aldeia alteram atendimento a beneficiários do INSS

Bancos em São Pedro da Aldeia alteram atendimento a beneficiários do INSS

Para conter o avanço do coronavírus e evitar aglomerações as instituições financeiras adotaram medidas de restrição, controle de entrada e mudança no horário de funcionamento

-

Com o início do calendário de pagamentos, os beneficiários da Previdência devem ficar atentos às alterações na rotina de atendimento nas agências bancárias de São Pedro da Aldeia. Para conter o avanço da pandemia de coronavírus e evitar aglomerações nos bancos e lotéricas, as instituições financeiras da cidade adotaram medidas de restrição, controle de entrada e mudança no horário de funcionamento, das 9h às 14h.

No município, as agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander estão realizando atendimento exclusivo a idosos no período das 9h às 10h e, para os demais clientes fora do grupo de risco, das 10h às 14h. Somente o Bradesco está abrindo as portas mais cedo, às 8h. A recomendação geral é que os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principalmente os aposentados acima de 60 anos, evitem ir aos bancos e utilizem os canais digitais, como os aplicativos gratuitos para Smartphone e o Internet Banking.

Os bancos e o INSS recomendam que os beneficiários não se dirijam às agências para sacar os seus salários. Em vez disso, recorram aos canais digitais e prefiram pagar suas despesas por meio do cartão de débito. Nas agências aldeenses, a orientação geral é que as pessoas mantenham a distância mínima de dois metros e, do lado de fora, evitem aglomeração. A decisão pela antecipação nos horários de atendimento presencial, bem como do atendimento exclusivo aos idosos e grupos vulneráveis, levou em consideração as orientações estabelecidas pelo Banco Central.

Autoatendimento

Em São Pedro da Aldeia, o Banco do Brasil informou que o atendimento referente a serviços essenciais, como desbloqueio de senhas e cartões de benefícios do INSS, bem como saques de benefícios sociais e aposentadorias sem cartão, serão realizados excepcionalmente no período das 10h às 14h.

“As salas de autoatendimento estarão abertas das 6h às 22h, não sendo necessário que concentrem a ida ao banco no período das 10h às 16h. Em caso de necessidade, procure terminais de autoatendimento, bancos 24 horas, correspondentes bancários ou lotéricas mais próximos de sua casa, evitando grandes deslocamentos”, orientou Luiz Henrique, Gerente Governo do Banco do Brasil da cidade. Os números para contato com o BB são (61) 4004-0001, para mensagens via WhatsApp, e 0800-729-001 para falar com a Central de Atendimento.

A gerente da agência do Itaú de São Pedro da Aldeia, Trícia Mendonça, fez um apelo à população. “Pedimos para que as pessoas que não são do grupo de risco evitem procurar o banco no período das 9h às 10h; deixem esse período para os idosos. Isso é muito importante para que não haja o contato com esse público. Se a população fizer a sua parte, a gente vai conseguir atender melhor e com segurança”, destacou. Os telefones para contato com o Itaú são (22) 2621-5850 (local) e o 0800-970-4828 (Central de Atendimento).

O gerente geral da Caixa Econômica Federal de São Pedro da Aldeia, Jean Lacerda, reforçou a orientação aos idosos e doentes crônicos. “Estamos executando somente os serviços considerados essenciais referentes aos pagamentos sociais, como INSS, PIS, Seguro-Desemprego e Bolsa Família, nos quais as pessoas não tenham cartão nem senha. Quem já tem cartão e senha, existem os canais remotos. O nosso objetivo é não colocar as pessoas em risco, especialmente o público acima de 60 anos”, informou. Para contato com a Caixa Econômica Federal, o telefone da Central de Atendimento é o 0800-726-0505.

Horário preferencial

O Santander também adotou os mesmos horários de atendimento preferencial a idosos beneficiários, no período das 9h às 10h, além das medidas de contingenciamento, com redução no quadro de funcionários e restrições no acesso de clientes no interior da agência. Para contato com o Santander, os números são (22) 2621-5200 (local) e 40004-3535 (Central de Atendimento).

Somente o Bradesco adotou um horário diferenciado para o atendimento preferencial a beneficiários do INSS. A agência local estipulou o período das 8h às 10h para atender os segurados e, das 9h às 10h, para os grupos prioritários, entre eles idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais. Das 10h às 14h, o atendimento fica aberto para clientes em geral. Para falar com a instituição, basta ligar para o número (22) 2208-2140 ou para a Central de Atendimento, no 0800-570-0022.

Para ajudar a população a acessar os canais de comunicação de suas instituições financeiras, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou uma cartilha com informações sobre o uso das ferramentas digitais disponibilizadas pelos bancos. O material didático pode ser acessado pelo site.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta