O município de Armação dos Búzios anunciou nessa terça-feira (23), novas medidas para conter o avanço da Covid-19 na cidade. A decisão foi tomada após a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovar o projeto de lei que antecipa os feriados de abril (21, Tiradentes e 23, São Jorge) para o período entre 26 de março e 4 de abril. De acordo com a prefeitura essa decisão da Alerj, pode acarretar em um grande fluxo de turistas para a Região dos Lagos.
A permanência nas praias do balneário já está proibida de acordo com o decreto municipal n° 1.595, que está em vigor. O acesso a elas só é permitido para a prática de atividades físicas individuais ao ar livre. Os estabelecimentos comerciais só poderão funcionar até meia-noite e com limite de apenas 50% da sua lotação.
Passeios de escunas, catamarãs, barco táxis e demais embarcações estão autorizadas a funcionar, limitados a 50% da sua lotação; todos os embarcados, incluindo turistas e tripulantes, devem usar máscara de proteção e manter distância de 1,5m (um metro e meio).
Quanto aos veículos de transporte coletivo, deverão obedecer a taxa de ocupação de 50% da capacidade total. Festas, shows e eventos seguem proibidos.
A fiscalização ficará a cargo de agentes públicos municipais, que poderão pedir o apoio da Polícia Militar para garantir o cumprimento do novo decreto. O descumprimento pode resultar em aplicação de advertência, multa e, em último caso, na cassação do alvará.
De acordo com a prefeitura, as barreiras sanitárias serão intensificadas e o QR Code será emitido apenas para hospedagens no município.
Búzios totaliza 3.386 casos de Covid-19, com 36 mortes.