HomeCabo FrioCabo Frio alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti e convoca...

Cabo Frio alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti e convoca população para vacinação contra a febre amarela

Entre as doenças transmitidas pelo mosquito, a febre amarela é a única que possui vacina e pode ser evitada com a imunização

-

No período do verão, estação que tem como principal característica altas temperaturas e chuvas, a prefeitura de Cabo Frio reforça o alerta sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), o Estado do Rio de Janeiro está em alerta para o controle das arboviroses urbanas. O motivo são as condições existentes no verão, propícias para que o mosquito se reproduza com maior facilidade.

Para manter a saúde e a segurança da população contra essas doenças, a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira, ressalta sobre a importância da atuação nas residências para eliminar os focos do mosquito.

“Devido o período sazonal, é importante que todos possam estar conscientes para não acumular criadouros do mosquito nas residências. Grande parte continua dentro das casas, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros. A população tem que ter consciência dos riscos das doenças causadas pelo mosquito, e sempre olhar os possíveis focos que possam ter acúmulo de água”, disse Andreia.

Além dos cuidados externos para controle da proliferação do mosquito Aedes, uma das doenças transmitidas por ele, a febre amarela, pode ser evitada por meio de imunização. De acordo com a Coordenadoria de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina está disponível em todos os postos de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O imunizante é aplicado uma única vez, sem precisar de reforço, ou seja, é válido por toda a vida.

“Febre amarela é uma das arbovirores urbanas que possui vacina. Por isso, principalmente neste período de alerta, é importante que quem ainda não tomou vá se vacinar em um dos postos de saúde do município”, explica Patrícia Freitas, coordenadora de imunização.

Segundo dados do setor de Vigilância em Saúde, nos últimos três anos não há casos registrados de febre amarela em Cabo Frio. No mês de janeiro, foram registrados 12 casos de dengue e somente um caso de zika e chikungunya.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: