Início Cabo Frio Cabo Frio apresenta protótipo de barraquinha de ambulante movida à energia solar

Cabo Frio apresenta protótipo de barraquinha de ambulante movida à energia solar

Enquanto isso, Postura intensifica fiscalização sobre botijões de gás na praia

-

Na manhã deste sábado (28), foi apresentado em frente à sede da Prefeitura de Cabo Frio o protótipo de um modelo de barraquinha de ambulante movida à energia solar. A apresentação teve a presença do prefeito Adriano Moreno (Rede) e do secretário de Turismo, Radamés Muniz. O equipamento seria uma alternativa para substituição dos modelos que hoje usam o botijão de gás GLP de 13 Kg. O custo seria bancado por um banco privado. Segundo Radamés, a medida, se oficializada, representará um ganho enorme para o turismo de Cabo Frio.

“Assim como o morador, o turista também quer se sentir seguro em nossas praias, sem a preocupação constante de um carrinho a gás explodir ao lado dele a qualquer momento. Além de ser uma alternativa mais segura, é também ambientalmente correta”, explicou.

A apresentação do protótipo acontece em meio ao impasse entre prefeitura, ambulantes e vereadores. Os trabalhadores apoiados por um grupo de parlamentares pressiona o governo para regulamentar o uso dos botijões nas ruas e praias, mas um decreto municipal de janeiro deste ano proíbe a utilização de inflamáveis para o preparo de alimentos. O decreto foi assinado pelo ex-prefeito Marquinho Mendes depois de uma recomendação do Ministério Público (MP-RJ). Dias antes, uma barraquinha pegou fogo na Praia do Forte deixando uma pessoa ferida.

Acontece que o projeto de lei, de autoria do então prefeito interino Aquiles Barreto, está em tramitação na Câmara, na Comissão de Constituição de Justiça. Como ainda não foi votado, a prefeitura tratou de apertar a fiscalização, sobretudo na Praia do Forte.

Agentes da Coordenadoria de Postura começaram um trabalho nesta sexta-feira (27) para orientar e, eventualmente, retirar os botijões das areias. Uma tenda foi montada em frente à Praça das Águas para servir de central para o trabalho. No primeiro dia, três botijões foram recolhidos. O trabalho continua neste fim de semana, o último de férias escolares.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta