HomeCabo FrioCabo Frio inicia aplicação da segunda dose de reforço contra a covid-19...

Cabo Frio inicia aplicação da segunda dose de reforço contra a covid-19 em idosos de 80 anos ou mais

Nota técnica com a recomendação do Ministério da Saúde foi recebida na tarde dessa quarta-feira (23)

-

A partir desta quinta-feira (24), a prefeitura de Cabo Frio começa a aplicar a segunda dose reforço contra a covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. Este público-alvo possui 4.620 mil pessoas aptas para tomar a vacina.

Para receber o imunizante, é necessário ter completado o intervalo de quatro meses em relação à primeira dose de reforço. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde prevista na nota técnica nº 20/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.

Os imunizantes estão disponíveis em 23 unidades de saúde que realizam a aplicação desta vacina, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. A Secretaria de Saúde selecionou locais para atender o público infantil e locais para atender o público adulto e adolescente.

Intervalo das demais doses

Quem ainda não recebeu as demais doses, deve se dirigir as unidades de saúde que realizam a imunização com esta vacina. Será aplicada a dose de reforço em pessoas acima de 18 anos que tenham se imunizado com as duas doses há mais de quatro meses. Já as pessoas de 18 a 59 anos com alto grau de imunossupressão, que já receberam as três doses (duas doses e uma adicional), devem receber a quarta dose a partir de quatro meses. Quem tomou a vacina da Janssen, permanece com o intervalo de dois meses após ser imunizado com a dose única.

Já o intervalo da dose reforço para as gestantes e puérperas foi reduzido de cinco para quatro meses. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde prevista na nota técnica nº 11/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.

“Como reforçamos desde o início da campanha, completar o ciclo vacinal é de extrema importância. As demais doses aumentam a proteção contra a covid-19 e ajudam a prolongá-la. Por isso, reforçamos que cada cidadão verifique o cartão de vacina para acompanhar o prazo para aplicação do imunizante”, explica Patrícia Freitas, coordenadora de imunização.

Documentos obrigatórios para a vacinação

Para receber a vacina, todos do público-alvo, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. A carteira de vacinação é obrigatória somente para quem vai tomar a segunda dose ou dose de reforço.

Quem tem alto grau de imunossupressão deve apresentar, ainda, documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. A lista das doenças definidas pelo Ministério da Saúde está no site da prefeitura.

No ato da vacinação das crianças de 5 a 11 anos é necessário a presença do responsável ou a apresentação de um termo de consentimento assinado. O responsável da criança deve apresentar o documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e levar a caderneta de vacinação da criança para mostrar ao profissional de saúde.

Quem tem deficiência permanente ou comorbidade deve apresentar ainda cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares.

Para a primeira dose, os menores de 15 anos deverão estar acompanhados do responsável e apresentar o documento de autorização disponível no site da Prefeitura. No caso de impossibilidade da presença do responsável, o jovem deverá estar acompanhado de uma pessoa maior de idade munido da declaração de próprio punho do responsável. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o preenchimento da autorização antecipadamente para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Quem está acamado deve fazer agendamento prévio (para qualquer uma das doses) pelo e-mail [email protected] Para isso basta informar nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência e telefone de contato. Quem já recebeu alguma dose deve enviar a foto do cartão de vacinação.

Para quem vai tomar a segunda dose, um alerta: caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, basta comparecer ao posto no próximo dia útil.

Confira onde se vacinar.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: