Início Cabo Frio Cabo Frio promove debate no dia da abolição da escravatura

Cabo Frio promove debate no dia da abolição da escravatura

Evento acontece no auditório da sede da Prefeitura, e terá o tema: “Abolição Inacabada”

-

Nesta segunda-feira (13), a Abolição da Escravatura no Brasil completa 131 anos, e a Superintendência de Promoção à Igualdade Racial (Suppir) de Cabo Frio vai realizar um debate com o tema: Abolição Inacabada.

A atividade irá acontecer no auditório da sede da Prefeitura, e tem o objetivo de discutir sobre as leis que tangem a comunidade negra e, como meta, propor novas leis que representem o movimento negro, povos e comunidades tradicionais do município. O debate é aberto ao público.

Segundo a superintendente de Promoção à Igualdade Racial, Raphaela Fellove, o tema foi escolhido para debater a Lei Áurea, assinada em 1888, pela princesa Isabel, que deu liberdade aos negros, mas que não deixou claro os seus direitos. O propósito é que a sociedade continue conquistando seus direitos e que esses sejam documentados.

“Queremos que esse evento faça valer e concretizar a Abolição da Escravatura de verdade, dando a nós, população negra, sociedade civil, povos de comunidades tradicionais, voz. Esse espaço é importantíssimo, pois o país tem uma dívida histórica inafiançável com a população negra.  Que possamos continuar escrevendo, juntamente com a Casa Legislativa, cada palavra a ser inserida no documento da Abolição, para assim termos a liberdade e direitos documentados”, destacou.

A programação vai contar com representantes de religiões de matriz africana, historiadores, comunidades quilombolas e ciganas. A Prefeitura de Cabo Frio fica localizada na Praça Tiradentes, s/n, no Centro.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta