Início Cabo Frio Cabo Frio recebe treinamento de encalhes de grandes animais marinhos

Cabo Frio recebe treinamento de encalhes de grandes animais marinhos

Capacitação terá a participação de órgãos ambientais de Cabo Frio e Arraial do Cabo

-

A Praia do Forte, em Cabo Frio, será o palco de um curso de capacitação para atendimento a encalhes de grandes animais marinhos, como baleias, para fiscais ambientais do município e de Arraial do Cabo. De acordo com a Prefeitura, poderão participar até dois representantes de cada órgão ambiental municipal. A aula, ministrada por técnicos da CTA Meio Ambiente, empresa contratada da Petrobrás, do INEA, entre outros, acontece nesta terça-feira (31), das 5h30 às 15h.

Segundo a Prefeitura, na capacitação, a CTA irá apresentar um “Kit desencalhe”, desenvolvido para facilitar as atividades. Os encalhes de grandes cetáceos, vivos ou mortos, ocorridos durante todo o ano de 2017 na faixa litorânea de todo o Estado do Rio de Janeiro mobilizaram diversas instituições, lideradas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), a desenvolver um Protocolo de Conduta para Encalhe de Mamíferos Aquáticos.

Este documento, que de acordo com a Prefeitura, ainda não foi finalizado, conta com a participação de representantes do INEA; da CTA; Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA); Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos (Remase); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; Defesa Civil e Capitania dos Portos, dentre outros.

Confira o cronograma previsto:

05h30 – horário do encalhe
06h – isolamento da área
06h30 às 08h – mobilização de materiais e equipe
08h – início da simulação (capacitação)
13h – almoço
15h – finalização da capacitação, reunião de encerramento, lições aprendidas

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta