HomeCabo FrioCabo Frio segue na elite dos destinos turísticos do Brasil

Cabo Frio segue na elite dos destinos turísticos do Brasil

Cidade manteve classificação A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, apresentado pelo Ministério do Turismo

-

O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022 e, mais uma vez, Cabo Frio, na Costa do Sol do Rio de Janeiro, ganhou a classificação A, mantendo-se na elite dos destinos turísticos do país.  

O mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

 “Seguimos colhendo os frutos do trabalho árduo e da dedicação de todo o trade turístico cabo-friense”, comemora a presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Maria Inês Oliveros.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Para participar do mapa, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: