Início Cabo Frio Cabo Frio tem baixo índice de infestação do mosquito da dengue, diz...

Cabo Frio tem baixo índice de infestação do mosquito da dengue, diz Prefeitura

Dentre mais de seis mil imóveis visitados em fevereiro, foram encontrados focos em 42 locais

-

O último levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) feito na cidade de Cabo Frio mostrou um resultado de baixo risco de infestação do mosquito na cidade. O Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental, o levantamento percorreu 6.439 imóveis entre os dias 18 e 24 de fevereiro. Foi a segunda medição do LIRAa no ano, e acabou sendo antecipada a pedido da Secretaria Estadual de Saúde. O planejamento inicial era para a realização neste mês.

Ainda segundo a Vigilância, foram encontrados vestígios de focos do mosquito em apenas 42 imóveis, o que totaliza infestação de 0,7%, considerado satisfatório pelas diretrizes do Ministério da Saúde. Este é o menor índice já registrado em 2018. Em janeiro, o município teve o índice de 1,1%.

O objetivo do levantamento é o de direcionar as ações de controle do mosquito para as áreas mais críticas. Para ampliar a eficácia dessas ações, este ano, a Vigilância Ambiental em Saúde realizou uma parceria com a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Efetuou também, em janeiro, um vôo monitorado para identificar possíveis áreas de infestação do Aedes aegypti, principalmente em Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio.

O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê cinco ciclos, mas podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. A próxima medição está prevista para maio, entre os dias 6 e 12.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta