Para que os produtores agrícolas rurais de Cabo Frio tenham mais uma alternativa de fertilização simples e barata, a prefeitura realiza, a partir desta sexta-feira (12), o curso de Composto Orgânico Bokashi, que no Brasil é conhecido como “fermento da vida”.
Oferecido em parceria com o Sindicato Patronal Rural de Araruama, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o curso acontecerá, até o dia 19 de março, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, localizada na Fazenda Campos Novos, em Tamoios.
Devido à pandemia de Covid-19, a capacitação terá um número limitado de participantes. As comunidades quilombolas que já trabalham com produção agrícola, e também os demais produtores rurais de Cabo Frio, já estão sendo contactados para o aprendizado.
Segundo o superintendente de Projetos Agrícolas, Pedro Paulo de Souza, a expectativa é de que o curso de Composto Orgânico Bokashi gere mais economia para a agricultura de subsistência local.
“Essa capacitação é muito importante para a fertilização da produção agrícola nas áreas quilombolas e de assentamentos do nosso município porque essa técnica é uma alternativa mais barata, e por isso se torna de vital importância para a horticultura e fruticultura de Cabo Frio”, enfatizou Pedro Paulo.
De tradição japonesa, Bokashi é o resultado da fermentação e decomposição de produtos de origem animal, vegetal e de microrganismos eficientes. Esse adubo impressiona pela sua potência nutricional e facilidade de manuseio, além de poder ser utilizado em qualquer tipo de plantação.