Início Cabo Frio Câmara de Cabo Frio instala CPI para apurar poluição na Lagoa de...

Câmara de Cabo Frio instala CPI para apurar poluição na Lagoa de Araruama

Prazo para conclusão do trabalho do grupo composto por sete vereadores é de 180 dias.

-

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou na sessão ordinária desta última quinta-feira (1º), o Projeto de Resolução nº 070/2018 que cria a comissão especial para tratar de assuntos referentes à despoluição da Lagoa De Araruama. O assunto entrou em pauta após a veiculação na imprensa e nas midias sociais de vários vídeos de moradores e pescadores do bairro Praia do Siqueira reclamando do despejo de esgoto “in natura” na laguna.

O projeto é de autoria da vereadora Leticia Jotta e, segundo o artigo 47 do Regimento Interno da Casa, precisava do apoio de um terço (seis) dos vereadores para entrar em pauta. A comissão terá a duração de 180 dias, podendo ser prorrogada, caso necessário. O grupo de trabalho terá sete membros e ainda contará com o apoio da Procuradoria da Casa para elaborar todos os pareceres.

A Comissão Especial irá promover todas as ações necessárias com a finalidade de viabilizar debates públicos, técnicos e painéis de discussão envolvendo todos os segmentos da sociedade.

“A preservação do meio ambiente é uma necessidade imperativa dos nossos dias, pois, se fecharmos os olhos para os problemas atuais, corremos o risco iminente de inviabilizarmos o futuro de todas as gerações. A Lagoa de Araruama grita por socorro e esse grito atormenta a nossa consciência”, declarou a vereadora Leticia Jotta.

Prolagos na Câmara

No dia 12 de maio de 2017, o então diretor-presidente da Prolagos, Carlos Henrique Roma, utilizou Tribuna Livre da Câmara, convidado pelo vereador Silvio David – Blau Blau.

Naquela ocasião, o representante da empresa utilizou a tribuna para esclarecer aos vereadores e à assistência presente sobre os procedimentos básicos que a concessionária vinha adotando no tratamento de água e esgoto da Região dos Lagos.

Foram apresentados gráficos dos investimentos, nos quais a Prolagos destacou a existência de sete estações de tratamento de esgoto e 76 elevatórias para bombear todos os dejetos produzidos até as estações, ao longo de 111 km de rede de esgoto.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta