HomeCabo FrioCaminho Agro Rio, Feira Agropecuária realizada em Cabo Frio, é sucesso de...

Caminho Agro Rio, Feira Agropecuária realizada em Cabo Frio, é sucesso de público e crítica

Feira Agropecuária realizada deixa legado cultural na Região dos Lagos

-

Durante quatro dias, o Parque de Exposição Municipal da Fazenda Campos Novos, no segundo distrito de Cabo Frio, se transformou em um polo de incentivo e valorização de artesãos, produtores da agricultura familiar, pecuaristas e artistas locais, através do Caminho Agro Rio, Feira Agropecuária que aconteceu em duas etapas na cidade. A primeira, com workshop de empreendedorismo artístico para mais de 200 artistas e a segunda, com o evento no Parque de Exposição, no primeiro fim de semana de outubro. Mas mesmo depois do evento, quem participou ressalta a importância do que viveu.

“Estou começando a trabalhar com o artesanato profissionalmente e o workshop me deu muito mais ânimo para continuar me capacitando sobre artesanato. Aqui pude trocar experiências e compartilhar ideias com os outros expositores. Foi tudo maravilhoso”. Comentou a expositora Adriana Araújo, artesã de marcenaria criativa.

Já a Artesã do Coletivo Amazônia-Rio, Sandra Barbosa, falou da oportunidade e da valorização dos talentos locais que o evento proporcionou. “Estar aqui expondo é muito importante. Estamos vendendo nossa imagem, nossa marca, isso é muito mais que apenas expor nossos produtos. O resultado de tudo que nos foi passado serviu para valorizar, ainda mais, os nossos produtos e serviços”.

Entre os dias 6 e 9, os visitantes puderam acompanhar as provas da etapa da II Especializada do Mangalarga Machador, conhecer o espaço para exposição e criação de animais, incluindo pôneis, mini vacas e cavalos e visitar os estandes e adquirir peças dos artesãos cabo-frienses. O evento foi um sucesso. O público também pôde curtir os shows de artistas nacionais como Marcynho Sensação, Trio Forrozão, Vou Zoar e Suel. A abertura foi feita pelos músicos Tom Zahir, Raylane Mendes, Juliara Ghiner, Michelle Rosa, Thiago Mastra, Rita Moreira e a Banda Acorde Maior, escolhidos através de um processo seletivo com os participantes no workshop de empreendedorismo artístico que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro.

“Foi um prazer enorme participar deste evento. E eu sou suspeita porque já morei em Cabo Frio três anos, sou apaixonada pela cidade. Estou muito feliz de retornar, sempre com essa recepção calorosa, muito bom”, declarou a cantora Rita Moreira.

Caminho Agro Rio é uma realização da Excess Produções, com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

“O legado que fica para a Região dos Lagos, através do Caminho Agro Rio, é imensurável. Foram duas semanas de trabalho intenso para a evolução profissional de artistas e produtores, mostrando que quanto mais capacitado estiver, mais ele será requisitado. Cabo Frio e a região são, com toda certeza, um grande polo de empreendedorismo e nosso papel aqui é apenas dar espaço para a evolução dessas pessoas através de um grande evento”, finalizou Sergio Ribeiro, Diretor Executivo da Excess produções, empresa detentora da marca Cabo Folia.

Uma outra herança que o Caminho Agro Rio deixa para a cidade é o documentário que está em fase de produção e vai retratar a cultura rural e a relação do campo e a cidade, através das histórias da Fazenda. O material audiovisual está sendo feito pelo diretor e roteirista Mario Frazão, com Direção Geral de Tayana dos Santos. A exibição está prevista para novembro.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: