HomeCabo FrioCasa Scliar, em Cabo Frio, inaugura exposição 'Independência ou Morte'

Casa Scliar, em Cabo Frio, inaugura exposição ‘Independência ou Morte’

Mostra faz um passeio pela história da produção artística de amigos, representantes das artes plásticas, da literatura, do teatro e da arquitetura no Movimento Moderno Brasileiro

-

Localizada às margens do Canal de Itajurú, em Cabo Frio, a Casa Museu Carlos Scliar, vai inaugurar na próxima quarta-feira (7), a exposição inédita: ‘Independência ou Morte’. Com o título inspirado na tela de Pedro Américo, ‘Independência’, de 1970, a mostra faz um passeio pela história da produção artística de amigos do artista plástico Carlos Scliar, representantes das artes plásticas, literatura, teatro e arquitetura no Movimento Moderno Brasileiro. A exposição ficará aberta ao público até o fim do ano, com entrada gratuita durante o mês de setembro, de terça à sexta, das 14h às 18h.

No mesmo dia, será exibida pela primeira vez a escultura do artista Cildo Meirelles ‘Volumes Virtuais I/III Metal 1969 – 2022’. Com 6 metros de altura, a obra será instalada no jardim da instituição.

“As produções tratam do envolvimento dos artistas na Segunda Guerra; da luta pela sobrevivência do retirante sertanejo; dos registros do Brasil regional; das homenagens à cultura afro-brasileira; do feminino e do Brasil no século XXI. Esse é um material essencial para ampliar a compreensão do público para a importância e a coragem dos modernistas em destacar a vida da população brasileira em suas obras”, explica Cristina Ventura, coordenadora do Instituto Cultural Carlos Scliar.

Na Casa Museu, que tem o apoio da Prolagos, estarão presentes: Clarice Lispector com os desenhos originais do livro “A Mulher que Matou os Peixes”; a carta de Mario de Andrade para Scliar de 1945; gravuras da edição francesa do livro “Seara Vermelha” de Jorge Amado publicado em 1949; a produção gráfica da peça Orfeu da Conceição concebida em 1956 pelo Vinícius de Moraes; estudos do mosaico para o Brasília Palace Hotel do arquiteto Oscar Niemeyer e, finalmente, a escultura “Volumes Virtuais I/III” de Cildo Meirelles, primeira peça da série realizada em metal. Os modernistas serão apresentados ao visitante em desenhos e reproduções dos retratos traçados por Scliar, fruto da convivência e do prazer do pintor em desenhar. Todos eles são artistas da cultura brasileira que, junto de Carlos Scliar, atuaram e lutaram por um Brasil mais consciente e atento, que colocasse sua população num lugar mais justo socialmente, respeitando os povos formadores dessa nação e criando condições e ferramentas capazes de incentivar a educação.

Serviço:

A Casa Museu Carlos Scliar está localizada na rua Marechal Floriano, nº 253, São Bento, em Cabo Frio, com funcionamento de terça à sexta, das 14h às 18h.

Receba notícias do Fonte no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: