HomeAraruamaCBH Macaé marca presença no 10º Encontro Estadual de Comitês de Bacias...

CBH Macaé marca presença no 10º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas

Evento é organizado anualmente pelo Fórum Fluminense com objetivo de debater a gestão compartilhada da água

-

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras está participando da programação do 10º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB), que começou no dia 30 de novembro e vai até 3 de dezembro. O Evento é organizado anualmente pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas e, nesta edição, ocorre no município de Vassouras.

O ECOB busca reunir os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos. O tema da edição deste ano é “Rios em Nossas Vidas: O Desafio de Regular – a Mobilização, Comunicação e Educação para Regulação das Águas”.

Até o momento já foram ministradas palestras sobre “A importância do monitoramento da governança para garantir a segurança hídrica”, “Métodos para definição de trechos de monitoramento com foco no enquadramento”, “Cartografia social e mapeamento participativo para revitalização dos cursos hídricos” e “Simulação de estação de tratamento de água”, além da roda de diálogo com o tema “Os percursos da educação ambiental nos CBHS do RJ”.

Estão presentes no evento a presidenta do CBH Macaé, Katia Regina Albuquerque representante do Instituto Bioacqua, além de membros e coordenadores do Comitê Leideane Freire representante da AMA Lumiar, Thayná Fernandes representante da Associação Raízes, Maria Inês representante do Instituto Federal Fluminense campus Macaé, Mauro Calixto representante da Vale Azul Energia e Affonso Albuquerque representante da EMATER-RIO.

Também estão presentes no evento o coordenador-geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Luiz Carlos Souza Silva, o coordenador-geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, José Arimathéa Oliveira, e o coordenador-adjunto, João Siqueira, além da vice-prefeita de Vassouras, Rose Silva, do reitor da universidade de Vassouras, Marco Antônio Soares de Souza, do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello, a presidenta do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Mainá Coutinho, e de diversos membros dos Comitês de Bacia do estado.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: