Início Cabo Frio Centro de Triagem para pacientes com suspeita de Covid 19 é inaugurado...

Centro de Triagem para pacientes com suspeita de Covid 19 é inaugurado em Cabo Frio

Local fica ao lado da UPA do Parque Burle para evitar a entrada de pacientes menos graves no ambiente hospitalar

-

O Centro de Triagem para pacientes com suspeita de Covid 19 em Cabo Frio já está em funcionamento. O local, que vai funcionar anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Parque Burle, que segue todas as diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde, tem como objetivo atender pacientes com sintomas como coriza, febre e tosse com mais agilidade e sem entrada no ambiente hospitalar, destinado ao atendimento aos casos graves da doença, evitando o contágio.

A estrutura de 10×20 metros, em formato de tenda garante a circulação de ar, terá dois consultórios de apoio e acomodações para pacientes com distanciamento de dois metros entre eles, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde.

No primeiro momento, o paciente é abordado por um segurança, que verifica o uso da máscara facial e conduz para a higienização das mãos. Em seguida, é dirigido para o setor de acolhimento, onde são feitos o primeiro atendimento e o cadastro. De lá, segue para a sala de triagem, onde passa por uma entrevista com enfermeiro, com a orientação acerca dos sintomas. O passo seguinte é a consulta com o médico. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para a realização de exames.

Equipes multidisciplinares composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços gerais vão atuar no Centro por esquema de plantões.

O custo mensal, proveniente de repasses da Secretaria Estadual de Saúde para implantação de centros em todos os municípios, será de R$55 mil. A duração prevista é de 90 dias, podendo ser prorrogada, caso seja necessário. A Prefeitura também estuda a implantação de cabines de desinfecção no local.

“É mais um serviço para o combate ao coronavírus. Estamos concentrando todos os nossos esforços para que esta doença atinja o menor número possível de pessoas no nosso município”, disse o prefeito Adriano Moreno.

- Advertisment -

Mais lidas