Início Destaque Centro Regional de Cidadania LGBT é inaugurado em São Pedro

Centro Regional de Cidadania LGBT é inaugurado em São Pedro

Objetivo é oferecer atendimento jurídico, social e psicológico à população LGBT vítima de violência

-

Foi inaugurado nesta quarta-feira (19) em São Pedro da Aldeia o Centro de Referência de Cidadania LGBT Baixada Litorânea I e II, voltado ao atendimento jurídico, social e psicológico à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O objetivo é oferecer os serviços a vítimas de violência.

Caracterizado como um equipamento público estadual regionalizado, de referência e serviço especializado, o Centro de Cidadania LGBT aldeense é o sétimo instalada no Estado do Rio de Janeiro e abrange os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e Saquarema.

A cerimônia de inauguração contou com apresentações musicais, com a Corporação Musical CEFES, do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré, seguida pelo quarteto vocal “As Bee”, com a interpretação do Hino Nacional e de canções internacionais e da Música Popular Brasileira (MPB). Também estiveram presentes membros do governo municipal e da sociedade civil, além de gestores e lideranças de movimentos sociais da Região dos Lagos e do Estado.

O evento foi marcado por homenagens a militantes e líderes de movimentos sociais da região, entre eles o ativista Cláudio Lemos, um dos fundadores do movimento LGBT na região, que atuava na ONG Cabo Free e morreu em 2012. Cláudio foi eleito o patrono do Centro.

A unidade também atuará como centro de irradiação de informações, acolhimento e mobilização em políticas públicas de combate a LGBTfobia e promoção da cidadania LGBT e orientar a sociedade em geral sobre direitos, formando e fortalecendo uma rede de apoio social, parar sensibilizar e capacitar gestores públicos e segmentos da sociedade local sobre homofobia e cidadania LGBT, e contribuir para a formação do banco de dados estadual sobre homofobia e rede de apoio.

Na ocasião, os secretários da Prefeitura de São Pedro e o superintendente de Políticas Públicas LGBT do Governo do Estado, Ernane Alexandre Pereira, assinaram o termo de acordo de cooperação técnica, que prevê o estabelecimento de ações conjuntas entre o município e o Estado em prol da implementação de políticas públicas de promoção da cidadania e dos direitos humanos da população LGBT.

Eleita madrinha do Centro, a coordenadora de Políticas Públicas LGBT de São Pedro da Aldeia, Laysa Jotha, celebrou a conquista.

“O movimento social vem lutando há 10 anos com o programa Rio Sem Homofobia para trazer o Centro de Cidadania LGBT para a nossa região. Essa é uma conquista do movimento LGBT da Baixada Litorânea e de toda a população LGBT da nossa região”, disse.

O espaço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das secretarias de Educação e Governo, e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), através do Programa Rio Sem Homofobia. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e fica situado na Rua Francisco Santos Silva, n° 479, Sala 1, no bairro Nova São Pedro.

Dúvidas, denúncias e pedidos de informações podem ser feitos através do Disque Cidadania LGBT, no telefone 0800 0234 567.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta