A Escola de Artes e Ofícios Zanine, em Búzios, recebe a exposição ” Todo o mar que houver nessa vida.” A mostra é resultado de dois anos de atividades do Coletivo Cultural Caiçara, surgido em Niterói, com a criação da Oficina de Arte dos Pescadores Artesanais de Piratininga pelo artista visual.
A atual mostra se debruça sobre trabalhos cujas operações incentivam o resgate da cultura caiçara e dos povos originários, da pesca artesanal e da proteção do meio ambiente. O curador e professor Vilmar Madruga a convite do mestre Cleber e da comunidade local. Também fazem parte do Coletivo os artistas e oficineiros além de anônimos, pescadores e seus familiares.
Em suas práticas o coletivo restitui o olhar para esta herança cultural sob um viés contemporâneo. Esta exposição é o início do projeto da Secretaria de Cultura e Patrimônio histórico “Cultura sem fronteiras” uma proposta de intercâmbio cultural utilizando a Escola de Arte Zanine como base do projeto que receberá instalações de diversos Coletivos Culturais.
Durante a inauguração da exposição, aconteceu uma cerimônia da tribo indígena da etnia Fulni-ô de Águas Belas em Pernambuco que apresentou cânticos, danças, medicinas sagradas e artesanato. A mostra ficará em cartaz até o dia 4 de junho de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.