Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (03/01)

Exonerações e mudanças à vista em São Pedro; Magdala com Crivella e novas nomeações de secretários; Marcelo Magno homenageado; Vantoil Martins encerra prestação de contas de 2023

Exonerações à vista na Aldeia

A turma em São Pedro da Aldeia iniciou o ano em clima de lamentação. A coluna apurou que o superintendente do Previspa, Mario César Pereira, já se despede do pessoal, declarando que só fica no cargo até essa semana. É de se lamentar a situação. O diretor da autarquia era remanescente do governo de Cláudio Chumbinho e considerado um quadro extremamente técnico e habilidosos. Mário César saiu na vanguarda na Região dos Lagos ao conseguir qualificação no Pró-Gestão RPPS, que é um indicador exclusivo para institutos de previdência. Entendedor do assunto, é uma exímia autoridade quando se fala da área. Realmente, uma pena que seja demitido por apenas apontar erros de gestão, que estaria atrasando repasses de verba para o Previspa. Em tempo, o secretário de Licitações, Contratos e Convênios, Eduardo Andrade, também será exonerado, de acordo com fontes da coluna. Ele teria até tirado férias antes de ser desligado.


O caso Frauches

Outro nome que estaria circulando no bolão de apostas de mudanças no secretariado do prefeito de São Pedro, Fábio do Pastel (PL), era o do titular da pasta de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches. Em contato com a coluna, Frauches disse que está trabalhando normalmente e que mantém contato com Fábio e está tudo normal. De acordo com o secretário, o que pode ter acontecido é que, no dia da virada, na hora da Mega Sena, ele brincando, pegou e colocou os números da loteria e falou: “até mais, pessoal” e saiu do grupo de WhatsApp da secretaria. Com isso, Frauches acredita que as pessoas estão achando que ele, por ter saído do grupo, poderia ter sido exonerado. De qualquer forma, a Prefeitura aldeense foi procurada para esclarecer as supostas exonerações de Mário César, Eduardo e Frauches, mas não se posicionou até o fechamento deste texto.


Precisa dessa truculência toda?

Ainda falando sobre Fábio do Pastel, o prefeito voltou a ser destaque negativo por sua falta de educação. Longe de ser uma referência de modos ao se referir a munícipes que discordam de sua gestão, o prefeito rebateu uma moradora que pediu, nas redes sociais, por mais exames e melhorias na rede de saúde de São Pedro. “A cidade cresceu muito e precisa de um hospital decente. Queria ver se fosse sua família que estivesse no lugar dessas pessoas que precisam ir para ali [Pronto Socorro Municipal]”, escreveu a cidadã. “Acredito que já não tive seu apoio. Mas, de novo, vai ter outros nomes [na eleição]. Fica à vontade”, rebateu o prefeito. Fica o questionamento se Fábio do Pastel não entendeu, até hoje, que quando ele assinou o termo de posse, há exatos três anos e dois dias, ele passou a ser o prefeito de todos os munícipes e não apenas de quem o elogia.


Magdala com Crivella

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), publicou, nas redes sociais, nesta quarta-feira (3), registros da visita do deputado federal Marcelo Crivella (REP). Na ocasião, os dois estiveram no terreno onde será construída a Clínica dos Olhos, em Tamoios. A empreitada é fruto de emenda do parlamentar. Os secretários de Relações Institucionais e Captação de Recursos, André Longobardi, e de Governo, Roberto Jesus, acompanharam o encontro. O líder do Governo na Câmara, Leo Mendes (DC), e o secretário-adjunto de Comunicação, Acy Chagas, foram outras autoridades presentes. Em tempo, também nesta quarta, Magdala visitou a sede da Comsercaf em Botafogo.


Nomeações vindo aí

Por falar em Magdala, a prefeita segue fazendo a recomposição de seu secretariado após a exoneração em massa na última semana. Um dos renomeados nesta quarta-feira (3) foi o secretário de Fazenda, Bebeto Cardozo, que estaria na berlinda, de acordo com setores da imprensa. Além disso, Magdala nomeou como secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Paolla Martins de Mira, que já foi secretária pessoal do ex-prefeito Marquinho Mendes. Como João Félix, que era o responsável pela pasta de Cultura, ainda não foi reconduzido ao cargo, há quem diga que Leo Mendes tenha indicado para assumir a secretaria o guistarrista Márcio Sampaio. Membro fundador do grupo Ponto de Equilíbrio, ele é filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Nos arredores da Praça Tiradentes, a turma comenta que a visita que Magdala fez a Brasília no fim do ano passado pode ter versado sobre o assunto. A conferir.


Davi pede CPI dos Eventos, mas o buraco é mais embaixo

Ainda em Cabo Frio, o vereador Davi Souza (PDT) obteve, na manhã desta quarta-feira (3), sete assinaturas favoráveis para a instauração de uma CPI para investigar os eventos no município. O presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), e os vereadores Rodolfo Aguiar (SDD), Luís Geraldo (REP), Jean da Auto Escola (PL), Josias da Swell (PL) e Caroline Midori (PP) apoiaram a iniciativa. O objetivo é esclarecer “possíveis irregularidades relacionadas à contratações no âmbito da superintendência de Eventos”. Apesar disso, o que se comenta nos bastidores é que o tiro pode sair pela culatra. É que a CPI deve acabar entrando, inevitavelmente, em contratos firmados pela gestão anterior do município, quando o próprio Davi chegou a ser secretário de Governo, ou seja, controlava a pasta responsável pela superintendência de Eventos. Fica a expectativa pelos próximos capítulos.


Fiscalização do cartão Dignidade

O vereador de Cabo Frio, Átila Motta (Avante), esteve, nesta terça-feira (2), fiscalizando o cadastro de moradores no programa Cartão Dignidade, que libera duas passagens de ônibus por dia a R$ 1,50 por beneficiário. “Parabéns, prefeita. Fico muito feliz em fazer parte desse momento. Mesmo com todas as dificuldades e a oposição não querendo, conseguimos. Mais uma vez, a população colocada em primeiro lugar”, escreveu o parlamentar.


Homenagem ao prefeito

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu a Comenda Medalha Arraial do Cabo, nesta quarta-feira (3). A honraria foi concedida pelo vereador Shogum (UNIÃO). Trata-se da maior homenagem da cidade, atribuída “pelos relevantes serviços prestados ao município”. “Recebi com grande orgulho a comenda medalha e agradeço pelo carinho e respeito. Aproveito para estender a honraria a todos os servidores públicos do nosso município! Todas as obras, realizações, conquistas e execução de políticas públicas só acontecem porque o trabalho é feito em equipe”, declarou o chefe do Executivo cabista.


Prestação de contas

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) encerrou a série de lives com a prestação de contas de sua gestão no ano passado nesta terça-feira (2). Na ocasião, o chefe do Executivo recebeu os secretários de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza; Meio Ambiente, Vinicius Lavalle; Administração, Valdeci Jr.; e Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins; além do presidente do Previguaba, Rogério Maia, e do procurador-geral do município, João Cavalcanti.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.