Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (03/04)

Magdala Furtado grava propaganda partidária; Rafael Peçanha segue com apoio do PT de Cabo Frio; desincompatibilização eleitoral gera dança das cadeiras nas prefeituras de Iguaba e Araruama; inauguração da Casa do Autista pega bem em Arraial do Cabo; Chumbinho garante apoio de deputado estadual; a expectativa pelo julgamento de Alexandre Martins em Búzios

Dia de gravações

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), passou parte desta quarta-feira (3) focada em gravações para propaganda partidária. Única chefe do Executivo do Partido Verde no Rio de Janeiro, a expectativa é que ela tenha uma visibilidade toda especial com a transmissão do programa da sigla, que irá ao ar para todo estado do Rio. A equipe pareceu bem entrosada ao lado da prefeita nos bastidores.


Foto: arquivo

PT com Peçanha

No entanto, você, que acompanha a coluna Direto da Fonte, sabe muito bem a crise que a filiação de Magdala ao PV trouxe para Federação Brasil da Esperança, que estava, até então, apoiando a pré-candidatura de Rafael Peçanha a prefeito pelo PT. Apesar de Peçanha já ter anunciado que vai deixar o Partido dos Trabalhadores para entrar nos quadros da Rede Sustentabilidade e, assim, manter sua pré-postulação, boa parte dos membros do PT de Cabo Frio mantém o apoio a ele. À coluna, Rafael declarou que vê o movimento “com alegria, com satisfação, com justiça”. “Nada pode impedir um grupo de pessoas que deseja ter seus próprios posicionamentos em relação à sua própria cidade. Acho que o PT de Cabo Frio dá uma amostra de que isso precisa ser respeitado. São pessoas que sempre caminharam conosco, sempre estiveram dentro e junto do nosso projeto e que mantém os seus posicionamentos, sua firmeza, sua clareza, sua visão de cidade, independente das movimentações partidárias. Eu fico muito feliz em ter esse apoio confirmado, mesmo estando em outra legenda. Mostra que o projeto que nós temos construído coletivamente para Cabo Frio é um projeto de unidade, de união, de coletividade e que ultrapassa todas as barreiras”, pontuou.


Fabinho Costa com Marcello Costa

Dança das cadeiras em Iguaba Grande

Em Iguaba Grande, a partir de sexta-feira (5), o ex-vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Marcello Costa assume a chefia de Gabinete do prefeito Vantoil Martins (CID). O atual ocupante da pasta, Fabinho Costa, deixa o cargo para poder concorrer a prefeito nas eleições de outubro. “Marcello é uma pessoa de extrema capacidade, tem uma boa interlocução com todos os setores do governo e isso é muito importante para manter o diálogo e o bom andamento de todas as atividades que já vínhamos desempenhando. Além disso, a escolha do nome de Marcello me traz tranquilidade para sair para tocar o projeto que o prefeito Vantoil me confiou”, disse Costa. Fabinho acumulava ainda as secretarias de Segurança e Ordem Pública e de Serviços Públicos. Para a secretaria de Ordem Pública, ainda não foi escolhido um nome, mas a decisão acontecerá até sexta. Já para Serviços Públicos, o escolhido será o do ex-secretário de Educação Fred Carvalho.


Luiz do Táxi com Daniela de Lívia

Exonerações em Araruama

Já em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) decidiu já antecipar essas desincompatibilizações e exonerou, já no começo dessa semana, os membros de seu secretariado que devem concorrer nas eleições de outubro. Neste pacote, se encontravam o então secretário de Transportes – e irmão da pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) – Luiz do Táxi. Vereador de mandato, ele já voltou à Câmara trocando o PL pelo pelo PRD para concorrer à reeleição. A titular da pasta de Governo, Daniela Abreu, a Daniela de Lívia (MDB), que é pré-candidata à sucessão da chefe do Executivo, também já deixou o cargo. O caminho é igual ao de Fernando Daniel, agora ex-secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico e pré-candidato a vereança pelo Republicanos. Aliás, ainda nessas movimentações político-partidárias, o vereador Carlos Russo parece ter feito as pazes com grupo político de Lívia e deixou o Podemos para se filiar ao PRD, também em apoio à pré-candidatura de Daniela.


Casa do Autista pegou bem no Cabo

A inauguração da Casa do Autista foi um sucesso em Arraial do Cabo nesta terça-feira (2). O espaço na Praia dos Anjos foi entregue com toda pompa e circunstância pelo prefeito, Marcelo Magno (PL), e secretário de Saúde, Jorge Diniz, em pleno Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O espaço homenageia Paulo Roberto Gomes dos Santos, um cabista que viveu com Transtorno do Espectro Autista e faleceu em 02 de abril de 2022, aos 68 anos. “O município dá um passo importante para cuidar de crianças e adolescentes que tem o transtorno do espectro autista. Essa Casa foi pensada pela equipe da secretaria de Saúde para proporcionar acolhimento aos assistidos e a família. Nos esperamos que a Casa da Autista seja um lugar de desenvolvimento, sendo um centro de apoio e referência”, afirmou o prefeito.


Apoio de peso

Em São Pedro da Aldeia, o ex-prefeito Cláudio Chumbinho (REP) recebeu a visita do deputado estadual Marcelo Dino (UNIÃO) nesta quarta-feira (3). Segundo Chumbinho, Marcelo veio conhecer os projetos dos polos industriais que o ex-prefeito criou em sua gestão e como foi o trabalho para atrair várias empresas para o município. O assessor parlamentar do deputado, Moisés Silvestre, que mora em Araruama, acompanhou o bate-papo.


Escola Cívico-Militar de volta

Ainda em São Pedro, diversas autoridades acompanharam, nesta quarta-feira (3), o reinício do programa da escola cívico-militar na Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macedo Guimarães. O presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães (SDD), pontuou que foi uma conquista do governo com o apoio e aprovação do parlamento.


Sem data para acontecer

Os candidatos a prefeito de Búzios nas eleições suplementares de 28 de abril já estão a todo vapor nas ruas, fazendo inauguração dos seus comitês de campanha, caminhadas, encontros com apoiadores, etc. Tanto o prefeito interino, Rafael Aguiar (PL), quanto o policial militar Leandro de Búzios (SDD) se mostram bem empenhados e dispostos para a disputa. No entanto, tem um porém que ainda pode derrubar água nesse chope. É que existe uma certa pendência para que eleição transcorra tranquilamente, que é a esperança do prefeito afastado Alexandre Martins (REP) de retomar o cargo, no julgamento de sua cassação no plenário do TSE, em Brasília. A coluna conversou com o advogado de Alexandre, Pedro Canellas, nesta quarta-feira (3). Ele declarou que ainda não há uma data marcada para o julgamento, que foi adiado no começo de março após o ministro Floriano Marques pedir vistas do processo. No entanto, de acordo com Pedro, existe uma expectativa para que o julgamento aconteça ainda na primeira quinzena de abril. Ou seja, antes da eleição suplementar. Caso o julgamento ocorra depois da eleição e Alexandre consiga o direito de retomar o cargo, o pleito fora de época seria cancelado. Já pensou no imbróglio?

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.