Cidade do Idoso já é realidade em Iguaba
O prefeito Vantoil Martins fez mais um golaço na administração municipal ao inaugurar a “Cidade do Idoso”, que passa a oferecer para os idosos de Iguaba Grande um centro com atividades gratuitas, como: artesanato, oficina da memória, musicoterapia, roda de conversa, corte e costura e outros.
Localizado à beira da Rodovia Amaral Peixoto, o espaço vai oferecer também médicos em diversas especialidades, como: geriatra, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, dentre outros.
Vantoil estava radiante na inauguração. Ao lado de todos os secretários, entre eles o responsável pela pasta da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Paulo Rito; do Chefe de Gabinete e Secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, além do vice-prefeito Alexandre Carvalho. Foi uma manhã de muita animação, com direito a apresentações de dança e do Coral Madureira, formados pela turma da melhor idade.
“É uma alegria muito grande entregarmos mais essa ação de governo. Desta vez, a Cidade do Idoso. Iguaba, cidade que vem cada vez mais crescendo, se tornando o lugar melhor para se viver. O último censo do IBGE mostra um grande percentual da população idosa que escolheu o nosso município. E é muito oportuno e justo que estamos oferecendo esse espaço com inúmeros serviços para esse público tão carinhoso e que tanto.” Disse o prefeito Vantoil Martins.
Surpresa para os homenageados
Ao final da inauguração da Cidade do Idoso a secretaria de Turismo e Lazer preparou uma surpresa para cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento: um show de Carlos Evaney, o Cover oficial do Rei Roberto Carlos no Brasil. A animação tomou conta de todos.
Segundo o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Durão, a ideia foi mostrar que a secretaria está alinhada com o trabalho de todas as demais pastas para trazer mais entretenimento para a população. “O evento de hoje não é apenas uma inauguração de um espaço. Estamos entregando um espaço que tem o papel principal de trazer alegria, bem-estar e convivência para todos os idosos que frequentarem. Então todas as pastas têm que estar integradas trabalhando por eles. A saúde com os atendimentos médicos, a Assistência Social com suporte aos que necessitam e o Turismo e Lazer com a diversão. Estamos aqui para contribuir sempre.” Destacou o secretário.
Tudo pronto para a Feira Literária de Iguaba Grande
O secretário de Educação e Governo, Jales Lins, vistoriou, na tarde desta quarta-feira, a montagem da estrutura para a Feira Literária de Iguaba Grande. O evento acontece nesta sexta e sábado, na praça da Estação, com apresentações de artistas renomados no cenário nacional, entre eles a Banda Onze20, MC Estudante e o cantor San (Ex-vocalista do Grupo Sambô), além da palestra sobre Modernidade e Pós-Modernidade com Luiz Felipe Pondé.
Segundo Jales, é esperado um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas por dia, entre as palestras, shows e espaço literário. A Flig vai contar ainda com diversas atividades educativas, palestras e exposições dos trabalhos dos alunos da Rede Municipal de ensino.
O Portal Fonte Certa conversou com Jales durante uma live apresentando o local. Assista a seguir:
Em Cabo Frio, Casa da Criança é reinaugurada
Jânio Mendes, secretário de Saúde de Cabo Frio, comandou a reinauguração da Casa da Criança, no Jardim Esperança, completamente revitalizada, com melhorias na infraestrutura, incluindo a ampliação de salas e consultórios, construção da área kids e o conserto do telhado, além da instalação de uma área coberta na parte externa. O espaço é especializado em atendimentos de jovens até 12 anos e vacinação até 14 anos, além de oferecer as especialidades ambulatoriais de pediatria, puericultura, psicologia, psiquiatria, imunização, nutrição, odontologia, alergista e teste do pezinho.
Prefeitura e Uenf assinam contrato para início das obras na Fazenda Campos Novos
Um dos grandes sonhos do prefeito José Bonifácio nesta administração é a revitalização da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, e hoje este sonho deu mais um passo com a cerimônia de assinatura do contrato de obras com a Universidade Federal do Norte Fluminense (UENF). Como o prefeito está em “home care”, Jânio Mendes o representou na cerimônia, que também contou com a participação dos secretários de Cultura, Clarêncio Rodrigues; Agricultura, Katyuscia Marques; além do vereador e ex-secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França .
A assinatura também contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o contrato foi assinado para a execução do restauro pelo Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, em um prazo máximo de oito meses, com data de término até março de 2024 e tem valor de R$ 2.803.468,23.
“Desde quando era um jovem vereador de nossa cidade, o prefeito José Bonifácio frequentava esse local ouvindo atentamente às famílias, sempre tomado de espírito público, e se fazendo voz dessas famílias, do povo da área rural e da agricultura familiar. Quis o destino que sua história de vida pública se entrelaçasse com a Fazenda Campos Novos. Foi enquanto prefeito que ele desapropriou esse espaço, reabriu o Parque e agora, como atual prefeito, vê essa reforma se tornar realidade. Esse é um legado para a história cabo-friense, para o povo do campo, os índios, os negros e tantos outros. Mesmo não estando presente na cerimônia, ele está muito feliz com essa grande conquista”, disse Janio Mendes.
Mauro Lobo confirmado como pré-candidato a prefeito de São Pedro
Depois de colocar o nome a disposição para trabalhar a candidatura a prefeito de São Pedro. O Avante oficializou o nome de Mauro Lobo com a criação do diretório municipal do partido na cidade. Mauro é o presidente da sigla na cidade. A intenção é arrumar a casa e iniciar as conversas com a população para as eleições de 2024. Já parou pra pensar que, como diz o jargão, as eleições estão logo ali?
Conferência de problemas ou de cultura em São Pedro?
A Conferência de Cultura de São Pedro da Aldeia começou nesta terça-feira, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa – Teatro que está sem a autorização do Corpo de Bombeiros para funcionamento – e nos grupos de WhatsApp ligados ao setor o que mais tem é polêmica sobre a organização. Segundo as mensagens, muitas pessoas tiveram problemas para se credenciar para ter direito a voto no primeiro dia, ficando gente até sem conseguir, pois, o sistema utilizado pela secretaria de Cultura para conferir o mapeamento não estava funcionando. Já nesta quarta, a reclamação foi sobre as cadeiras temáticas que não foram criadas, exemplo da cadeira referente aos povos quilombolas, unificada a cadeira de religiões de matrizes africanas – lembrando que foi esse mesmo fato que causou a destituição do Conselho em 2022. É eita, atrás de eita na cultura aldeense. Vamos ver onde isso vai dar, né?