Governo Presente em Tamoios
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), esteve em Tamoios durante toda a manhã desta quarta-feira (13) para acompanhar a 2ª edição do programa Governo Presente. A programação, com diversos serviços e ações socioculturais, esteve no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva, em Aquárius. A iniciativa acertada da gestão começou no começo deste mês, pelo bairro Jacaré. Já a próxima está marcada para 26 de março, no Jardim Esperança. A nova secretária de Governo, Thais Rodrigues, também acompanhou as atividades desta quarta.
Protesto na Praia do Forte
Ainda falando sobre a Prefeitura de Cabo Frio, em virtude da manifestação que ocorrerá na Praia do Forte, não haverá comércio na faixa de areia neste sábado (16). Uma circular da secretaria-adjunta de Licenciamento e Fiscalização, responsável pela Fiscalização de Posturas, foi passada entre os barraqueiros informando a medida. O ato de sábado será uma homenagem ao turista morto a pauladas na Praia do Forte, em pleno Carnaval deste ano.
Travessia Centro x Gamboa está on!
Durante o início da semana, o canal do Itajuru recebeu as primeiras execuções das obras de construção da cobertura da travessia aquaviária que ligará o bairro da Gamboa ao Centro de Cabo Frio. O projeto foi uma indicação do vereador Átila Motta (Avante), que foi atendida por Magdala. A previsão de entrega é até o fim desta semana, juntamente com uma inauguração para a população. A ação visa favorecer o translado entre bairros muito visitados por turistas, e também na rotina dos comerciantes locais que pela rotatividade gerará mais fluxo na economia. O vereador tem fiscalizado a obra quase que diariamente e está muito animado para sua entrega. “Contamos com uma estrutura pensada no meio, para enfrentar as adversidade de tempo e proteger de mudanças climáticas, tendo uma proteção de policarbonato. Acredito que será de grande ganho para a população”, disse Átila.
Bolsonaro na área
O assunto da semana na política da Região dos Lagos é, sem dúvidas, a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a cidades da área. Araruama, Cabo Frio e Búzios devem receber o político, acompanhado de grande grupo de correligionários. A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama Penha Bernardes e o prefeito interino de Búzios, Rafael Aguiar, estão entre os mais animados. No entanto, os anfitriões da visita em Cabo Frio, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) e o vereador Josias da Swell (PL), não ficam para trás. Nas redes sociais, ambos já fizeram convocações para o ato com a presença de Bolsonaro nesta sexta-feira (15), às 15h30, na Praça Porto Rocha. Expectativa de parar a cidade.
Não é por nada, não, mas…
Outro político que fez vídeo todo animado, com sorriso largo de orelha a orelha foi o prefeito de São Pedro da Aldeia e bolsonarista raiz, Fábio do Pastel (PL). O olho do prefeito chegou a brilhar em publicação nas redes sociais. Mas é aquilo, não é querendo jogar água no chope de ninguém, mas, no caso de Fábio, essa animação toda pra receber o ex-presidente pode ser um tiro que sai pela culatra. Fábio vinha tentando abrir portas em Brasília com o governo federal, que está nas mãoes do PT. O prefeito, tendo em vista que a maioria dos eleitores de São Pedro votou em Bolsonaro, tenta manter essa base unida fazendo toda essa festa para Jair. Porém, pode, com isso, colocar em risco investimentos do governo federal. Até mesmo, através do novo PAC. Da mesma forma que Cabo Frio foi beneficiada, São Pedro também mandou projetos que estavam para ser aprovados. Será que vai dar bom isso aí?
Escolas cívico-militares ficam
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia garantiu a continuidade do Programa Escola Cívico-Militar na Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, e na E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, em São João. O prefeito Fábio do Pastel sancionou, nesta quarta-feira (13), a Lei Complementar 216, que foi aprovada na Câmara de vereadores nessa terça, que altera a estrutura organizacional do município e possibilita a permanência do programa. A iniciativa deve custar mais de meio milhão de reais anuais aos cofres públicos. A secretária de Educação, Sheila Atalla, acompanhou a assinatura da Lei pelo prefeito. Já que tem dinheiro para isso, deveriam ver também se não sobrou algo em caixa para cuidar das escolas que ainda não viram nem uma demão de tinta, né? Fica a dica.
Dia do ‘sim’
Nesta quarta-feira (13), a secretaria de Cultura de Iguaba Grande realizou a abertura da “2ª Exposição do Dia do Sim”, na Casa de Cultura. O evento aberto para toda a população contou com a Orquestra Antônio Bispo, cantando o hino do Brasil e de Iguaba, apresentações musicais e convidados especiais que participaram desse momento tão importante na história da cidade. No dia 13 de março de 1994, os moradores do então distrito de São Pedro da Aldeia foram às urnas em um plebiscito que definiu a emancipação política-administrativa de Iguaba Grande. Na ocasião, 93,6% da população votou “sim” para a iniciativa. O secretário de Cultura, Miqueias Gomes, falou da importância de sempre lembrar dessa data para a cidade. “Foi um dia muito importante para tudo que vivemos hoje em Iguaba, então devemos sempre relembrar com muito carinho, da luta das pessoas que conseguiram fazer com que Iguaba pudesse se tornar a cidade que é hoje.” Concluiu.
Integração Alerj x Iguaba
A vereadora de Iguaba Grande Silvana Grimauth (CID) visitou a deputada estadual Zeidan (PT) na Alerj, no Rio, nesta quarta-feira (13). Durante a reunião, a parlamentar iguabense apresentou as demandas do município para implementação de projetos voltados para a mulher. O CEAM foi uma das pautas da conversa. Silvana saiu do gabinete de Zeidan com visita da deputada marcada para tomar um cafezinho em Iguaba dia 26 de março.
Capacitação do ICMS Ecológico no Cabo
O município de Arraial do Cabo recebeu, nesta quarta-feira (13), um encontro de capacitação do ICMS Ecológico. De acordo com o prefeito, Marcelo Magno (PL), que marcou presença na ocasião, o município tem sido um propulsor no Estado do Rio da ferramenta. A reunião com representantes de diversas cidades foi considerada “superimportante” pelo prefeito. O encontro ocorreu durante todo o dia, no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. Os secretários de Turismo, Junior Chuchu, e de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, participaram do evento, assim como o presidente da Câmara cabista, Pedro Caju (UNIÃO).