Atrasou OS
O ano do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), começou do jeito que a oposição gosta. O fantasma do atraso de pagamentos, que já passou, desde o segundo semestre de 2023, pelos setores das terceirizadas de serviços públicos, dos contrato de obras e até do funcionalismo municipal chegou à OS que administra o Pronto-Socorro da cidade. A coluna apurou que, como já aconteceu antes, teve problema ali no recebimento da verba para prestação de serviços. A essa altura do campeonato, a última coisa que o pré-candidato à reeleição precisa é criar um imbróglio desse tamanho na saúde. A verificar… A coluna procurou a Prefeitura de São Pedro da Aldeia no fim desta tarde para comentar o assunto, mas não obteve retorno.
Casa dos Azulejos no epicentro de (nova) crise
Enquanto isso, o assunto que circulou na Praça do Canhão nesta quarta-feira (17) é que tem crise envolvendo a Casa dos Azulejos. Mas vamos por partes. A primeira questão é política. O prefeito, Fábio do Pastel, teria alocado indicações de dirigentes do PDT aldeense no governo. Segundo o zum-zum-zum que corre na cidade, a ação desagradou a executiva nacional do partido, que teria determinado até mesmo a troca do diretório municipal dos pedetistas. A crise correlata que envolve a questão é que a mãe de uma dessas indicações que estaria ocupando cargo na secretaria de Turismo, alugou a Casa dos Azulejos para a Prefeitura. O objetivo é fazer obras no local. Até aí, ok. O problema é que parece que a reforma não segue algumas das normas do IPHAN, que cobre patrimônios, como é o caso da Casa dos Azulejos. Nesse sentido, a informação é que o órgão fez notificação para quatro repartições da Prefeitura: Gabinete, Obras, Cultura e Turismo. Será que vem mais chumbo grosso por aí? Assim como na nota anterior, a coluna procurou a Prefeitura de São Pedro da Aldeia no fim desta tarde para comentar o assunto, mas não obteve retorno.
Não temos nada a ver com isso
O ex-presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia Bruno Costa publicou um vídeo nas redes sociais atribuindo ao Portal Fontecerta.com uma denúncia sobre uma empresa fantasma que a Prefeitura aldeense teria contratado. A informação não foi, em momento algum, publicada por este veículo. Fica o registro dessa retífica.
Na labuta
Ainda falando de aldeense, o ex-vereador Ediel Telles não só é daqueles que não foge de trabalho, como ainda corre atrás do pão de cada dia. Com a aproximação do Cabofolia, que promete agitar Cabo Frio de quinta-feira (18) a sábado (20), o empreendedor, com um sorriso largo no rosto, tratou de montar sua estrutura na região do Espaço de Eventos da cidade vizinha. Já dizia o samba: “Guerreiro não foge da luta e não pode correr”.
Uma quarta-feira daquelas…
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), segue enfrentando um momento delicado em seu governo. Os grandes assuntos desta quarta-feira (17) foram os supostos pedidos de exoneração do secretário de Governo, Roberto Jesus, e presidente da Comsercaf, Patrícia Brandão. A Prefeitura não se posicionou oficialmente sobre o assunto. O que a coluna conseguiu apurar é que houve, de fato, uma discussão séria entre Jesus e membros da gestão de Magdala. Só que há quem duvide que ele, de fato, deixe o governo e reassuma mandato na Câmara. Agora, se a exoneração veio de fato ou se estão tentando revertê-la, é de se questionar. No entanto, como tragédia pouca é bobagem, o ex-candidato a prefeito Dirlei Pereira conseguiu na Justiça uma decisão favorável ao seu pedido que requer explicações ao presidente da Câmara cabo-friense, Miguel Alencar (UNIÃO), do motivo pelo qual o impeachment que Dirlei protocolou contra Magdala ainda não ter avançado no Parlamento. Inferno astral que chama, né? Vamos ver os próximos capítulos.
Pré-candidatos dos Brazão
O vereador de Cabo Frio Átila da Ótica (Avante) se reuniu, nesta terça-feira (16), com a tradicional família Brazão. O grupo político declarou o apoio à pré-candidatura à reeleição de Átila como vereador em Cabo Frio. Após a postagem dele, já se comenta que ele vai agregar o sobrenome Brazão. Será que vem aí? Átila Motta Brazão ou Átila Brazão da Ótica? Brincadeiras à parte, fica o registro do grupo unido.
Obras no primeiro semestre
Em Arraial do Cabo, a Prefeitura dá sequência, nas próximas semanas, a uma série de inaugurações que começou no fim de 2023. No dia 1º de fevereiro, tem a entrega da reforma da Praça Victorino Carriço, a antiga Praça do Sindicato, no Centro da cidade. A praça de Monte Alto, em homenagem a Maria Peres, vem logo depois, dia 8 de fevereiro. Ainda no primeiro semestre, devem ter inaugurações importantes na área da saúde, como o Pronto-Socorro/”Mini-hospital” de Figueira, o CTI do Hospital Geral de Arraial do Cabo e a Casa do Autista. Ou seja, vem muita coisa boa por aí, hein? Aparentemente, o prefeito Marcelo Magno (PL) ativou o modo turbo.
Acordo com Capitania dos Portos
De Iguaba Grande, os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, de Obras, Alexandre Freitag, e de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, tiveram uma reunião, nesta terça-feira (16), com o delegado da Capitania dos Portos, capitão de fragata Rodrigo Dutra. O objetivo foi tratar do ordenamento da lagoa, da engorda das praias e do convênio que Iguaba busca com a Marinha para que “tenhamos uma lagoa onde os visitantes possam vir com seus filhos e não correr nenhum risco”.