Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (19/07)

Todos os olhares para Cabo frio e a nova prefeita Magdala Furtado; Em Iguaba, Fábio costa em reunião com secretário estadual de Habitação e Interesse Social

Cabo Frio de olho no Diário Oficial

Como em todo início de governo, as atenções estão voltadas para as nomeações do primeiro e segundo escalões do governo Magdala. Muitos nomes já viralizaram em listas fake na internet e viu-se de tudo. Claro, muitos foram motivo de piada: ontem um gaiato se deu ao trabalho de montar um PDF com logo de prefeitura e tudo (para dar mais credibilidade) e soltou diversos nomes na fogueira da fofoca que domina a cidade. A mensagem foi tão compartilhada que a nova prefeita teve que desmentir.


As primeiras nomeações de Magdala

A curiosidade do povo só começou a ser dissipada nesta quarta-feira. O segundo dia de governo de Magdala em Cabo Frio foi marcado também por expectativas e espera das primeiras nomeações do Diário Oficial. E os primeiros nomes anunciados foram:

Secretário Municipal de Governo – Ruy Sergio França de Oliveira;

Secretária Municipal de Administração – Marcilene Barreto Nunes;

Chefe de Gabinete – Vitor Meireles Gonçalves;

Secretário Municipal de Fazenda – Carlos Alberto Cardozo de Oliveira (Bebeto Cardozo);

Secretário Municipal de Saúde – Bruno Alpacino;

Procurador-Geral – David Augusto Cardoso de Figueiredo;

Controlador-Geral – Diego Abilio dos Santos Vogas.


Ruy França continua

A permanência de Ruy França na prefeitura não causa espanto, apesar dele ter sido um dos nomes fortes do governo José Bonifácio. Isso porque nos últimos tempos, quando Zé já estava bem acamado, Ruy foi um dos “nomeados” para ampliar o diálogo com a vice e, de certa maneira, foi peça fundamental nessa “transição”. Como secretário de Governo, Ruy passa a ter papel forte na política da cidade.

Para quem não sabe, Ruy França se tornou figura popular na cidade quanto esteve à frente do 25º Batalhão de Polícia Militar e conseguiu índices que comprovaram a redução da violência na cidade. Quando foi transferido para o Rio de Janeiro, onde comandou um batalhão na Zona Sul, houve até manifestação para que ele voltasse. Ruy se apaixonou por Cabo Frio e na eleição municipal passada foi um dos apoiadores de Zé e candidato a vereador. Eleito, ele acabou entrando no governo. Na última eleição, apoiou Aquiles Barreto, com quem mantém uma forte ligação política.


Por falar em Aquiles…

O secretário de Integração Metropolitana de Eduardo Paes, Aquiles Barreto, também teve papel importante nesta “transição” de governo e foi, ao lado de Ruy França, um dos que esteve em diálogo com Magdala antes dela assumir a prefeitura. Bom articulador, Aquiles postou ainda a pouco na sua rede social afirmando que vai “torcer, ajudar, opinar, palpitar para que ela escute várias vozes, muitas pessoas e assim tomar a decisão”.

https://www.instagram.com/p/Cu5Q5OqPhyP/

Bebeto Cardozo à frente da principal pasta

O ex-presidente do Ibascaf em um período da gestão José Bonifácio, Bebeto Cardozo foi oficializado como secretário de Fazenda do governo Magdala – diga-se de passagem a principal pasta por se referir às finanças e pagamentos do funcionalismo. Aliás, em qualquer setor da administração municipal o principal assunto é: “será que nosso salário vai voltar a atrasar?”. Este medo do servidor não é infundado, já que esse fantasma de atraso salarial perseguiu o funcionalismo em diversos períodos dos últimos anos. Inclusive essa foi uma marca da gestão Daniella Mendes: colocar em dia o pagamento do funcionalismo.

Bebeto Cardozo é um nome respeitado na cidade e os editores desta coluna torcem para que faça uma ótima gestão já que a cidade depende muito disso: o atraso do pagamento é uma erva daninha que age em efeito cascata e prejudica todo o comércio da cidade, por exemplo.


Primeira prefeita mulher

Magdala Furtado é a primeira mulher à frente da prefeitura de Cabo Frio e seu mandato de 1 ano e 5 meses já entra pra história da cidade. A prefeita afirmou que não há tempo a perder e que a população pode ficar tranquila porque a cidade não vai parar.


Em Iguaba, Fábio Costa em reunião com secretário estadual Habitação e Interesse Social

O Chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública de Iguaba Grande, Fábio Costa, esteve, nesta quarta-feira (19), junto com o vereador Luciano Silva, na secretaria de Habitação e Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro. O futuro sucessor do prefeito Vantoil Martins esteve com o secretário da pasta, Bruno Dauare.

Na pauta da reunião: entrega de projetos para buscar recursos para a cidade de Iguaba Grande. Fabinho, além de acumular a gestão de três pastas – também tem gerenciado o Serviço Público – tem feito constantemente essas viagens até a capital do estado para conversar com deputados e secretários para fazer os projetos saírem do papel na cidade de Iguaba. É o famoso “pires nas mãos”. Está certíssimo!


Reforços para o Bandeira Azul em Iguaba

Também nesta quarta-feira (19), o secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle esteve reunido com a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Raquel Trevizam. A reunião foi para iniciar uma conversa sobre o apoio do consórcio para agilizar ainda mais a conquista do Selo Bandeira Azul que a Praia dos Ubás, no município Iguabense, está concorrendo.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.