fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (21/02)

Magdala Furtado e o começo das obras; falta de vagas nas escolas preocupa pais em São Pedro da Aldeia; secretário de Arraial do Cabo esclarece polêmica envolvendo novo projeto; o cenário movimentado da política em Búzios

Magdala Furtado e as obras

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), assinou a ordem de início para as obras da primeira creche em tempo integral do distrito de Tamoios. O ato foi nesta terça-feira (20) e reuniu diversos representantes da sociedade civil. Nas redes sociais, Magdala afirmou que a unidade “será inaugurada daqui a uns meses”. Além de passar pelo local, no bairro de Unamar, a prefeita acompanhou o início da obra do CRAS do bairro Manoel Corrêa. “Esse CRAS terá uma sede própria. Um novo tempo para o bairro Manoel Corrêa está chegando! Junto com a secretaria de Obras, alinhamos para que tudo ocorra de forma certa e ágil”, afirmou a chefe do Executivo. Magdala aproveitou para ir às ruas do bairro com objetivo de ouvir moradores, suas solicitações e demandas.


CPI dos Eventos

Ainda falando sobre Cabo Frio, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os eventos, que a Câmara Municipal abriu, se reuniu nesta terça-feira (20) para determinar a distribuição de cargos. O vereador Davi Souza (PDT) será o presidente da comissão e o líder de oposição à Magdala, Josias da Swell (PL), o relator dos trabalhos. O vereador Douglas Felizardo (Avante) foi escolhido como vice-presidente da comissão, que ainda terá Luís Geraldo (REP) e Rodolfo de Rui (SDD).


Na expectativa pela Uerj

O deputado estadual Dr. Serginho (PL) parece tão ansioso para o começo das aulas da Uerj em Cabo Frio quanto os próprios alunos da instituição. Nas redes sociais, o parlamentar lembrou que o início do ano letivo será na terça-feira (27) e destacou que “há muito trabalho de bastidor envolvido, para que tudo aconteça”. Na oportunidade, Serginho parabenizou os alunos aprovados e declarou: “vamos mudar a história da Região do Lagos e de Cabo Frio, com educação pública de qualidade”.


Wagner Lucas Oliveros e Cleydson de Lima

Associação Luta Pelo Comércio de Cabo Frio

A Associação Empresarial Luta pelo Comércio de Cabo Frio deu posse à sua nova diretoria na noite desta terça-feira (20). Durante cerimônia em um hotel, Wagner Lucas Oliveros assumiu a presidência da entidade para o biênio 2024/2025. O vice-presidente no período será Cleydson Luís de Lima. “Nosso objetivo é seguir promovendo a união dos empresários e criando estratégias para fomentar o comércio e a indústria de modo que nossa cidade chegue à condição de ter uma economia sustentável durante os 12 meses do ano. Também seguiremos apostando no diálogo com o poder público, buscando sempre por projetos que contribuam para o crescimento da economia local. A associação preza, ainda, pelo diálogo constante com outras entidades que tenham como meta fortalecer a economia do nosso município”, comentou o presidente.


Eleição da Liga das Escolas de Samba

Por falar em associações cabo-frienses, a Liga Independente das Escolas de Samba da cidade convocou eleições para composição de uma nova diretoria. O processo é previsto no estatuto da liga. A votação e posse está marcada para 16 de março, das 17h às 20h, na Rua 9, no. 123, no bairro Parque Burle.


Lançamento do calendário de eventos

O prefeito interino de Búzios, Rafael Aguiar (REP), conduziu, nesta quarta-feira (21), a apresentação do Calendário de Eventos 2024 da cidade. O evento foi no Hotel Atlântico Búzios. A proposta inclui diversas atividades, como o tradicional Degusta Búzios, a terceira edição do MPBúzios e o novo Búzios On, focado em tecnologia. O lançamento contou com participação de autoridades do estado, como o vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura, e do município, como os secretários de Governo, Miguel Pereira, de Turismo, Cristiano Marques, e de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi. Ao Portal Fontecerta.com, Rafael Aguiar declarou que o calendário está muito “corretinho, com as dadas certinhas”. “Nesse primeiro momento, não vai ter mudança nenhuma. Às vezes, você tem alguma coisa programada, cai uma chuva muito grande, você não vai conseguir fazer”, ponderou. Confira o vídeo abaixo:


Península movimentada

Na península de Armação dos Búzios, quando o assunto é política, cada mergulho é um flash. Em sessão, nesta terça-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) definiu que as eleições suplementares no município ocorrerão no dia 28 de abril, antes da data que o prefeito interino, Rafael Aguiar (REP), previa, 9 de junho. Aliás, por falar no chefe do Executivo interino, Rafael tem promovido trocas no secretariado. Exemplo disso é o retorno de Geraldo Barreiro, o Geraldinho, à secretaria de Segurança e Ordem Pública. Na pasta, ele substitui Sérgio Ferreira, que era homem de confiança do prefeito afastado, Alexandre Martins (REP).


Daniele Martins na disputa suplementar?

Em vídeo nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (21), Daniele Martins, esposa do prefeito afastado de Búzios, Alexandre Martins, anunciou que está deixando a secretaria da Mulher. Primeira titular da pasta, Dani estava no cargo desde o início da gestão de Alexandre, em 2021. No registro, Daniele tratou de sua experiência à frente da secretaria e as conquistas da pasta. Entre outras ações, destacou a sede própria da Casa da Mulher Buziana, a reativação do CEAM e as criações do programa Búzios por Elas e da Patrulha Maria da Penha. No vídeo, Daniele se disse “pronta para novos desafios”. “Vamos continuar lutando pela saúde, educação, renda e proteção das mulheres”, afirmou a ex-secretária. Pelo tom, há de se convir que a pré-candidatura é praticamente certa.


Pais e responsáveis na bronca em São Pedro

Em São Pedro da Aldeia, o assunto continua sendo a falta de vagas para estudantes na rede municipal de ensino. A redação do Fontecerta.com recebeu uma mensagem de um responsável que informou que saiu da secretaria de Educação nesta terça-feira (20) sem conseguir a vaga para o seu filho. A pessoa ficou até de levar o caso ao Ministério Público devido à desesperança de conseguir a matrícula. “Uma confusão de mães lá, uma criançada. Muita gente não tem com quem deixar as crianças e todo mundo está atrás da mesma coisa: vaga”, desabafou. A coluna procurou a Prefeitura para se posicionar, mas não obteve resposta.


Esclarecimentos de Bernardo

O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, veio à público prestar esclarecimentos sobre possíveis irregularidades no programa Inova Arraial. Uma matéria jornalística criou uma relação entre o projeto cabista e programas similares na Região dos Lagos. “A gente tem uma cidade vizinha que presta um serviço semelhante. Mas não é o mesmo, não é igual. Nós estamos implementando o ensino integral no município, é um projeto pioneiro na região. A gente está fazendo um esforço há mais de um ano, preparando esse projeto, fazendo com que ele dê certo”, definiu o secretário. Pelo Inova Arraial, os alunos devem ter aula de matérias como robótica, programação gamer, além de outras ligadas à esporte e cultura. “O Tribunal de Contas fez alguns questionamentos por conta de problemas em outros lugares. Eles querem entender a maneira que está sendo feita aqui. Para mim, isso não é um problema, porque nós prezamos pela transparência e pela ética, além de todos os nossos atos serem pautados pelo princípio da legalidade”, assegurou Bernardo.


Novo Selo Azul em Iguaba?

Ao que tudo indica, o município comandado por Vantoil pode ter uma segunda praia certificada pelo famoso selo internacional. Em uma reunião para avaliar o primeiro pós carnaval da Praia dos Ubás – a primeira a ganhar o título da cidade – e ações educativas para o mês de março, a prefeitura informou que uma outra praia pode concorrer à certificação. Não se sabe qual ainda, mas é um golaço para Iguaba.


Dignidade menstrual já é realidade em Iguaba

O programa do Governo Federal, que garante absorventes higiênicos a mulheres de 10 a 49 anos, em situação de vulnerabilidade extrema, já está on em Iguaba. Basta fazer o Cadastro Único, pegar a autorização do aplicativo Meu SUS Digital e retirar em uma farmácia popular cadastrada.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp