Carnaval com transfobia em São Pedro
O primeiro Carnaval de Fábio do Pastel foi alvo de muitos comentários e, entre eles, o episódio de transfobia com a professora e ativista LGBTQIA+ Sara Wagner York, que postou um vídeo na rede social afirmando ter sido vítima de agressão pelos servidores da secretaria de Segurança Pública, deu o que falar. Com mais de 15 mil seguidores, a apresentadora do Canal Brasil 247, recebeu centenas de comentários de apoio a ela e repúdio a Prefeitura de São Pedro.
O caso chegou a ser repostado pela página Mídia Ninja no Instagram, o vídeo rendeu mais de 48 mil curtidas e um alcance daqueles que rende uma bela dor cabeça a qualquer político.
O Fonte Certa foi o primeiro veículo da Região a replicar o vídeo e, desde o momento, solicitou uma nota de esclarecimento a prefeitura. Mas até agora, o silencio foi a resposta obtida.
Fenaj divulga nota de solidariedade
A Federação Nacional dos Jornalistas repostou a nota de solidariedade expressa pelo Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro em solidariedade à Sara que é recém-formada em jornalismo.
OAB São Pedro também se manifesta
A Ordem dos Advogados do Brasil de São Pedro da Aldeia também divulgou uma nota de repúdio sobre o episódio.
Depois de São Pedro, o carnaval continua
Logo após denunciar o episódio em São Pedro, Sara não perdeu a alegria do Carnaval e foi convidada pela Unidos da Viradouro para acompanhar o desfile da escola de Niterói no Sambódromo.
E agora, prefeitura?
Além do episódio lamentável vivido por Sara, a prefeitura também enfrenta outras críticas sobre o carnaval realizado. Algumas se referem a estrutura oferecida pela prefeitura aos blocos de bairros – enquanto o carnaval do Centro foi privilegiado. São muitas as reclamações. Na Praia da Pitória, por exemplo, a prefeitura teria disponibilizado apenas uma tenda e som de qualidade duvidosa ao longo do dia e um trio elétrico para os momentos que tivessem blocos.
“Eles fazem da forma que querem. Quem sabe o que é bom pra si é o artista, ele sabe a estrutura que precisa. No Centro, foi tudo do melhor. Isso é falta de diálogo com a sociedade, é sacanagem. Estão fazendo uma ditadura cultural e dizem que fazem o que podem. Mentira!”, desabafou uma fonte.
Carnaval em Cabo Frio
A volta dos blocos de rua, o ponto forte da folia em Cabo Frio, movimentou diversos bairros e levou muita alegria para as ruas da cidade. O vereador Davi Souza foi um dos que aproveitou todos os blocos que pode e não abriu mão da fantasia.
Parókia: 53 anos de amor
Uma das grandes vitórias deste ano foi a concentração do bloco mais tradicional da cidade que, há apenas uma semana da folia, conseguiu juntar forças para realizar o “esquenta, mas não sai” mais aguardado. Na Jorge Lóssio, uma multidão de pessoas se reuniu em frente a casa do Mestre Jessé, que veio de São Paulo para prestigiar o bloco. Foi bonito de ver o amor que o povo tem pelo bloco e a homenagem que os músicos fizeram a Jessé. Em tempo: ele se mudou para São Paulo para realizar um tratamento de saúde.
Fiscalização apreende som e inibe abuso
Pelas ruas de Cabo Frio muita gente comentava que neste carnaval as caixas de som abusivas deram uma diminuída. Uma ação integrada realizada pela Prefeitura de Cabo Frio na madrugada do último dia apreendeu 38 caixas de som que estavam sendo irregularmente utilizadas na orla da Praia do Forte. A operação aconteceu durante todos os dias de folia e faz parte do Programa Silêncio Urbano (Psiu), realizada pelas equipes da Guarda Civil Municipal, do 25º Batalhão de Polícia Militar, e da Fiscalização de Posturas.
Ex-governadora recebe Zé no Peró
O prefeito de Cabo Frio fez uma visita à ex-governadora e deputada federal Benedita da Silva, na casa da família no Peró. Ao lado de Janio Mendes, secretário de Saúde, e do neto de Benedita, Diego, Zé disse que não foi uma visita somente a lazer: na pauta, parceria sobre combate à desigualdade e do desenvolvimento econômico da cidade.
Carnaval de Iguaba é considerado sucesso
A prefeitura de Iguaba recebeu muitos elogios nas redes sociais pela organização, segurança e programação do carnaval 2023, que começou na quinta-feira e na sexta recebeu uma verdadeira multidão para o esperado show de Diogo Nogueira, na praça da Estação. No Carna Pier, na orla de Iguaba, também muitos shows. Pelas ruas, os tradicionais blocos e muita alegria pela cidade.
Vantoil diz que foi melhor carnaval de todos os tempos
O prefeito da cidade publicou ainda a pouco um vídeo na rede social onde agradece a todos que fizeram o carnaval de 2023, o “melhor de todos os tempos”. Ele agradeceu à população, turistas, secretários municipais, servidores.