fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (22/11)

Praça do Canhão de olho na suspensão de pedido de empréstimo da Prefeitura de São Pedro; Magdala Furtado avança com mutirões em Tamoios; As novidades do Meio Ambiente em Iguaba; Marcelo Magno visita projeto de pesca artesanal e Alerj de olho na Enel

“Se tivesse uma boa gestão, não precisava tomar dinheiro emprestado”, diz vereador que votou contra empréstimo

O assunto desta quarta-feira (22) em São Pedro da Aldeia foi, de longe, a suspensão judicial do polêmico empréstimo de R$ 17,5 milhões que a Prefeitura contrataria através do Banco do Brasil. A decisão de Eduardo Moreira da Silva, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, veio após uma ação popular que aponta, entre outras, a ausência de “projeto detalhado dos equipamentos, especificações, preços e orçamentos e empresas” para contrair o empréstimo. Os comentaristas da Praça do Canhão só falaram disso o dia inteiro. O vereador Isaías do Escolar (SDD) lembrou que o prefeito publicou um decreto um mês antes de fazer o pedido de empréstimo à Câmara sobre contenção de despesas. Sobre a decisão judicial, o parlamentar alegou que “mostra que todo poder emana do povo” e disse que está feliz que o munícipe não vai pagar a conta desse empréstimo. “Se tivesse uma boa gestão, não precisava tomar dinheiro emprestado”, arrematou. E enquanto o bicho pegava hoje na Aldeia, o prefeito foi cumprir agenda em Brasília. Até tentamos saber o que Fabio estava fazendo na Capital Federal, mas não obtivemos resposta.


Procuradoria x a cláusula de sigilo

Ainda em São Pedro da Aldeia, uma reunião, nesta terça-feira (21), do Conselho Municipal de Cultura – tema sempre muito falado por aqui por conta das inúmeras polêmicas- apresentou um parecer da Procuradoria-Geral do município contra a cláusula do regimento interno que colocava sigilo em algumas das discussões do órgão. O Direto da Fonte já vinha cantando essa pedra de que o Conselho de Cultura agia, às vezes, sem embasamento de leis e parece que, enfim, a própria Procuradoria do município reconheceu o erro. Vamos ver se agora vai


Polêmica do TFD

A redação do Portal Fontecerta.com recebeu uma triste denúncia em São Pedro da Aldeia com relação àquelas pessoas que fazem tratamento de saúde fora do município, o TFD. Segundo denunciante, ao chegarem no setor de acolhimento, quatro pessoas com exames de internação e consultas marcadas tiveram que voltar para casa, porque, simplesmente, o motorista alegou não ter vaga. “Eu saí de lá com o coração partido, porque a pessoa tá enferma, já passando por uma situação difícil e aí sai de casa, fica na expectativa, na ansiedade, chega no acolhimento e recebe uma dureza de coração de alguns motoristas, de alguns funcionários”, lamentou a fonte. Alô, Prefeitura, tem que ver isso, viu? O povo merece respeito.


Magdala avança com mutirões em Tamoios e inaugura nova sede de secretaria

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) está avançando com os mutirões de serviços públicos por Tamoios. Nesta quarta-feira (22), a chefe do Executivo informou que o bairro Nova Califórnia recebeu uma ação de limpeza geral, poda nas árvores, novos bueiros, troca de braços de iluminação, etc. A prefeita recebe muitas cobranças da população do segundo distrito por ser moradora da região e o avanço dessas ações por lá mostra uma prefeita antenada com essa demanda. Em tempo: Magdala participa, nesta quinta (23), da inauguração da nova sede da secretaria de Educação, às 16h, na Rua Romário Gomes, nº 235, no Jardim Flamboyant.


Prefeitura de Iguaba Grande fecha convênio de cooperação com UFF em prol do Meio Ambiente

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e os secretários de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, e de Planejamento, Eron Bezerra, estiveram, nesta terça-feira (21), na sede da Universidade Federal Fluminense (UFF) em uma reunião com o reitor Dr. Antônio Cláudio. O objetivo foi a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre as partes sobre a preservação ambiental do perímetro da APA do Morro do Governo. A primeira ação que vai ser feita por lá é a transferência da Guarda Ambiental, que vai ter base na região para vigiar, cuidar e fiscalizar a APA. Posteriormente, a ideia é começar a fazer ações integradas entre Meio Ambiente, Educação e Turismo, com visitação guiada, participação das escolas, enfim, um trabalho de reestruturação do local.


Bandeira Azul vem aí em Iguaba!

Próximo a essa APA, inclusive, fica a Praia dos Ubás que também passa por remodelações para receber o hasteamento da esperada Bandeira Azul. O secretário de Meio Ambiente de Iguaba, Vínicius Lavalle, disse à coluna que o selo será exposto na praia até o dia 15 de dezembro. Lavalle explicou que as obras estão avançando em várias frentes. Os banheiros, por exemplo, já estão prontos. Agora, eles aguardam a chegada da esteira PCD, que vai até dentro da água para poder permitir o acesso de pessoas com deficiência à praia, e o setor de carpintaria municipal também está fabricando o pergolado, os banquinhos de praça e toda a estrutura para o hasteamento da bandeira e para deixar o local mais instagramável.


Avante reforçado para 2024

Aproveitando o ensejo da conversa com Vinicius Lavalle, que também é presidente municipal do Avante, o secretário revelou que o partido vem forte para o próximo pleito. A diretoria da sigla aprovou a filiação de dois vereadores de mandato. São eles Tikinho (UNIÃO) e o PC Brazil (CID) – suplente que assumiu uma cadeira na Câmara após Balliester Werneck se licenciar para entrar no secretariado municipal. Os dois vão esperar a janela a janela partidária, mas já são dados como certos na próxima nominata do Avante.


Marcelo Magno visita projeto de pesca em distrito

Falando agora de Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) foi convidado, nesta quarta-feira (22), pela Associação de Pescadores Artesanais no Parque das Garças Integrada (APESCARPGIN) para conhecer o entreposto que está sendo instalado no distrito. É um projeto de trabalho e renda com o beneficiamento do pescado capturado na Lagoa de Araruama e no mar. A expectativa dos pescadores é aproveitar 90% do pescado com a produção de filé, quibe, almôndegas, rocambole entre outros produtos. Com as escamas dos peixes e sementes, as mulheres podem produzir biojoias fomentando a cultura local e a geração de renda. Os pescadores ainda apresentaram ao prefeito um projeto de criação de uma fazenda de engorda de camarão e tainha na Lagoa de Araruama, o que vai ajudar na cadeia produtiva e renovação marinha de maneira sustentável.


Presidente da Câmara fora do páreo?

Ainda sobre o Cabo, o principal assunto entre os comentaristas de política da cidade nesta quarta-feira (22) é o rumor de que o presidente da Câmara, Pedro Caju (UNIÃO), não vai disputar uma reeleição para o mandato de vereador no ano que vem. O ex-secretário de Obras foi um dos mais votados da cidade no último pleito, com mais de 3% dos votos válidos. O que dizem por lá é que cabos eleitorais do grupo político dele teriam “se emancipado” e se lançaram como pré-candidatos. A coluna tentou contato com o vereador para comentar o assunto, mas não tivemos retorno. Há quem diga que está batendo um vento diferente no Cabo. Será a lestada antecipada?


Foto: Octacílio Barbosa/Alerj

Alerj de olho na Enel

A CPI da Alerj dos Serviços Delegados e das Agências Reguladoras deve realizar, na próxima terça-feira (28), audiência pública em que serão convocados os presidentes das empresas Enel e Light para prestarem esclarecimentos sobre a falta de energia em diversos pontos do estado durante os últimos dias. A medida foi anunciada em plenário pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), e decidida em comum acordo durante reunião do Colégio de Líderes da Casa realizada nesta terça-feira (21). Desde o temporal que atingiu o estado no sábado (18), moradores de diversas cidades relataram falta de luz, problema que se prolongou, em alguns casos, por dois/três dias. “A falha no fornecimento de energia prejudica o desenvolvimento econômico do estado e afeta a vida das famílias e dos empreendedores”, disse o deputado Rodrigo Amorim (PTB), presidente da CPI.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp